Home Notícias Internacional Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Internacional

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

Envie
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Envie

O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços enviaram uma carta ao governo dos Estados Unidos na qual manifestam “indignação” após a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados àquele país.

Assinada pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin; e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a carta teve como destinatários o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante de Comércio, Jamieson Greer.

“O governo brasileiro manifesta sua indignação com o anúncio, feito em 9 de julho, da imposição de tarifas de importação de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil para os Estados Unidos, a partir de 1° de agosto”, diz a carta.

O documento argumenta que a imposição das tarifas terá impacto “muito negativo em setores importantes de ambas as economias”, colocando em risco a parceria econômica histórica entre os dois países.

“Nos dois séculos de relacionamento bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos, o comércio provou ser um dos alicerces mais importantes da cooperação e da prosperidade entre as duas maiores economias das Américas”, ressalta o documento.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A carta reitera a boa fé do Brasil nos diálogos com as autoridades norte-americanas, na busca pelo aprimoramento do comércio bilateral, “apesar de o Brasil acumular com os Estados Unidos grandes déficits comerciais tanto em bens quanto em serviços”. 

Nos últimos 15 anos, esse déficit é de aproximadamente US$ 410 bilhões, segundo dados do próprio governo norte-americano.

“Para fazer avançar essas negociações, o Brasil solicitou, em diversas ocasiões, que os EUA identificassem áreas específicas de preocupação para o governo norte-americano”, lembra as autoridades brasileiras na carta.

Minuta confidencial

A carta cita uma minuta confidencial de proposta enviada pelo governo brasileiro no dia 16 de maio de 2025, na qual são apresentadas áreas de negociação que poderiam ajudar na busca por uma solução que agrade os dois países.

“O governo brasileiro ainda aguarda a resposta dos EUA à sua proposta”, ressalta o documento.

“Com base nessas considerações e à luz da urgência do tema, o governo do Brasil reitera seu interesse em receber comentários do governo dos EUA sobre a proposta brasileira. O Brasil permanece pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral”, afirma a carta.

Fonte

Influencer trans revela seu ritual íntimo: sempre usa lingeries da Skims no primeiro encontro — e garante que nunca falhou

Influencer trans revela seu ritual íntimo: sempre usa lingeries da Skims no primeiro encontro — e garante que nunca falhou

Leia Mais
Israel matou mais jornalistas que qualquer guerra da história mundial

Israel matou mais jornalistas que qualquer guerra da história mundial

Leia Mais
Lançamento da SpaceX reabre esperança de voos tripulados para a Lua

Lançamento da SpaceX reabre esperança de voos tripulados para a Lua

Leia Mais
Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Leia Mais
Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

Leia Mais
Envie