Ferramentas promovem ensino mais eficaz, interativo, moderno e adaptado às necessidades dos alunos, ao mesmo tempo em que oferecem dados estratégicos para educadores e gestores
O processo de ensino-aprendizagem segue em constante transformação, tendo a tecnologia como protagonista. Especializado em soluções digitais com foco em educação, o Educacional, unidade de negócios da Positivo Tecnologia, destaca como a evolução e a inovação tecnológica dentro da sala de aula têm tornado o aprendizado mais personalizado, engajador e acessível para todos. “As tecnologias digitais se tornaram aliadas permanentes de professores, alunos e instituições, pois possibilitam uma educação cada vez mais inclusiva, adaptada e baseada em dados”, explica Alex Paiva, head de produtos do Educacional.
Um exemplo desse movimento pode ser observado com a adoção da MARIA, inteligência artificial generativa integrada à ferramenta Aprimora, solução do Educacional voltada ao aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Nos primeiros três meses de 2025, a ferramenta engajou cerca de 10% dos alunos com licença ativa, evidenciando o alto potencial da IA como recurso pedagógico. “Ao mesmo tempo, os dados gerados pelas interações nas plataformas são valiosos para que professores e gestores identifiquem dificuldades com agilidade, previnam evasões e ajustem estratégias de ensino”, destaca Paiva.
É importante que as plataformas tecnológicas também priorizam a inclusão. O Aprimora, por exemplo, conta com recursos de acessibilidade para estudantes com deficiências visuais e auditivas, como auto contraste, tamanho de fonte e libras.
Além disso, combinar recursos digitais com materiais concretos de robótica e projetos maker, como acontece na Robotis, outra solução do Educacional, também pode ser uma estratégia importante para desenvolver as competências do século XXI, como pensamento crítico, colaboração e resolução de problemas, mantendo o equilíbrio do tempo de tela.
Paralelamente a tantos avanços, o Educacional reconhece que ainda há desafios importantes a serem enfrentados, como a necessidade de formação continuada e a desigualdade no acesso à infraestrutura tecnológica em regiões mais vulneráveis. No entanto, todas essas questões vêm sendo trabalhadas continuamente, com investimentos em formação, ampliação do acesso e aprimoramento constante das soluções. Outro ponto de atenção — a proteção dos dados dos alunos — segue como prioridade absoluta em um cenário de uso crescente da inteligência artificial na educação.
Ainda nesse contexto, a Educacional aposta em uma grande evolução tecnológica, que tornará o uso das soluções cada vez mais estratégico, incorporando inteligência artificial para análise preditiva e mais personalização das atividades — recursos que moldam o ecossistema de aprendizagem para torná-lo cada vez mais eficiente, personalizado e inclusivo. “Estamos em uma era de revolução do ensino”, diz o executivo. “O futuro da educação passa, sem dúvida, por esse caminho digital, inteligente e humano.”
Mais informações sobre o Educacional e suas soluções podem ser obtidas no site oficial da marca.