Siga-nos nas Redes Sociais

Economia

Educação financeira: como se organizar mesmo em caso de desemprego

Publicado

em

Default Featured Image

Enfrentar situação de desemprego promove novas possibilidades de carreira profissional 

Toda instabilidade econômica leva o temor do desemprego para todas as pessoas em toda parte do mundo em qualquer tempo, ainda mais em um momento tão delicado como o que vivemos atualmente. 

A pandemia do COVID-19 impôs restrições sanitárias, promovendo uma mudança significativa para as empresas e seus funcionários, somada à instabilidade política e econômica mundial. O medo de ficar desempregado é elevado e uma situação extremamente delicada, porém, se a pessoa é organizada e disciplinada, consegue superar essa fase difícil, desde que faça um planejamento financeiro e o desemprego seja visto como uma nova etapa para conquistar novas fontes de renda e até mesmo uma nova profissão.

Caso aconteça a demissão, algumas dicas podem ser seguidas para enfrentá-la com mais tranquilidade.

Faça um levantamento de entrada e saída de capital

O primeiro passo é encarar a situação de frente. Anote os recursos financeiros disponíveis e inclua todos os valores das verbas rescisórias: saldo de salário, férias e 13º proporcional, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego; caso tenha uma reserva, como uma poupança ou outro investimento, este é o momento de incluí-lo na sua planilha. Em seguida, contabilize seus futuros gastos.

Revisite seus custos

Faça uma revisão de seus gastos mensais, limite-se às despesas relevantes, como as contas fixas e as despesas do dia a dia, e controle-se para não adquirir nenhum produto dos seus sonhos neste momento. Enquanto busca uma recolocação no mercado, corte gastos que não são relevantes: refeições fora de casa, televisão a cabo, entre outras despesas, assim como pesquisar as ofertas dos produtos imprescindíveis do dia a dia.

Renegocie seus débitos

Dívidas atrasadas devem ser renegociadas, inclusive explicando para o credor a situação, principalmente cartão de crédito ou cheque especial. Muitas vezes, uma proposta para quitação à vista tem um desconto significativo que vale a pena quitar, mas fique de olho para não gerar um problema financeiro futuro sem reservas para manter as despesas fixas.

Não abuse do cartão de crédito

Cuidado para não utilizar os limites do cartão de crédito e não pagar todo o valor mensal da fatura, pois os juros para as próximas são elevados. Evite ao máximo usar o cartão de crédito e procure fazer as compras necessárias e pagá-las à vista – muitas vezes, conseguirá um bom desconto. 

Não fique estagnado

O desemprego faz com que as pessoas saiam de uma situação confortável e busquem novos desafios. Na pandemia, verificamos relatos de profissionais que deixaram sua zona de conforto e partiram para novos empreendimentos: fazer pães artesanais, prestar serviços de manutenção elétrica em residências, tornaram-se motoristas de aplicativo de transporte, entre outras atividades, e muitos transformaram esse novo desafio na sua nova profissão, inclusive a participar de concursos públicos, como o concurso Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), que garante bons salários e benefícios.

Desapegue do que não usa mais

Fazer uma renovação em seu guarda-roupa, retirar as peças que não usa e vendê-las. Inclusive, existem plataformas com essa finalidade, e essas vendas ajudam o pagamento de uma conta ou de uma compra de alimentos.

Manter um fundo de reserva é fundamental para que, nos momentos de dificuldades financeiras, tenha como suprir a sua necessidade, sem precisar recorrer a empréstimos bancários ou utilizar o cartão de crédito – basta lembrar que o planejamento financeiro remete à segurança e tranquilidade.

Divulgação Leia Mais

Santander inicia atendimento a 3,5 mil servidores municipais e aposentados de Lençóis Paulista

Foto: Divulgação Leia Mais

Mêntore promove Mês da Segurança Digital e reforça cultura de proteção de dados

Crédito: Luciana Morosini. Leia Mais

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

Mcam20022020 6 Leia Mais

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor Leia Mais

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.