Edsoul será homenageado na entrega do 5º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Edsoul será homenageado na entrega do 5º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Davi Paes e Lima
2 min p/ ler 73 já leram
DivulgaçãoDivulgação

Evento será realizado no dia 2 de março, às 19h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis

Reconhecido por sua atuação no jornalismo comunitário, Edsoul (Edson Amaral) será o homenageado do 5º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo. A homenagem será realizada durante a cerimônia de entrega do prêmio, no dia 2 de março, às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios entre 21 trabalhos finalistas, em sete categorias, reunindo profissionais e estudantes de jornalismo de todo o estado.

Natural do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, Edsoul ganhou projeção estadual com o quadro “Alô Comunidade”, exibido na então RBS TV (atual NSC TV). Tornou-se uma das principais revelações da televisão catarinense ao dar visibilidade às comunidades periféricas, às suas necessidades e às histórias locais.

Como repórter e apresentador da NSC TV, dedica-se a fortalecer o papel social da imprensa, contribuindo para que pautas e abordagens, inclusive de outras equipes, sejam mais próximas do público, por meio da indicação de fontes especializadas e lideranças populares.

Sua trajetória inclui reconhecimentos como a indicação ao Troféu Raça Negra, o Prêmio ADVB Empresa Cidadã (2012), o Prêmio RBS TV de Jornalismo, o Destaques da Raça Negra e uma Comenda do Legislativo catarinense.

Edsoul é diretor do documentário “O Lado B”, que aborda a realidade de pessoas envolvidas com a criminalidade em Santa Catarina, e participou do lançamento do documentário “Nação Hip-Hop” (2025), que celebra os 25 anos do primeiro programa sobre cultura de rua na televisão aberta do Brasil.

Desde 2009, desenvolve o projeto “Troca de Ideias com Edsoul”, com palestras em escolas sobre prevenção ao uso e comércio de drogas, iniciativa que já alcançou mais de 40 mil adolescentes.

“A escolha do Ed Soul como homenageado, além de ter sido feita por unanimidade de todos os diretores, marca um posicionamento importante da entidade, que foi a primeira do segmento a criar uma diretoria de igualdade racial: as redações precisam ser mais diversas, para terem uma visão ampliada do mundo. O jornalismo requer olhares múltiplos”, diz a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada.

Sobre a ACI

A Associação Catarinense de Imprensa é uma entidade sem fins lucrativos que promove e valoriza o jornalismo, a imprensa e a liberdade de expressão.

Com sede em Florianópolis, a ACI tem diretorias nas principais regiões de Santa Catarina. A associação também está trabalhando para entregar o Memorial da Comunicação, espaço interativo e aberto ao público que contará a história da imprensa no Estado.

Confira os finalistas do 5º Prêmio ACI OCESC de Jornalismo

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 73
Kkkk 31
Triste 8
Raiva 6

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.