Limpar o guarda-roupa regularmente, não demorar para estender as peças e deixá-las tomando sol são alguns hábitos que podem ajudar a deixar suas roupas mais perfumadas
Usar roupas limpas e cheirosas vai muito além da vaidade: significa higiene, autocuidado e bem-estar. Isso porque, quando a lavagem é realizada de forma adequada e eficaz, são eliminadas bactérias, odores e sujeiras que podem ser prejudiciais à saúde e causar desconfortos. Além disso, por meio da lavagem, é possível até prolongar a vida útil dos tecidos, o que diminui a necessidade de comprar peças novas e, consequentemente, os gastos.
Como manter as roupas higienizadas e perfumadas?
- Fique atento ao cesto de roupas sujas
Cuidar do cesto de roupas é a primeira etapa para ter roupas limpas, cheirosas e livres de ácaros. Isso porque, quando amontoadas sem cuidado – especialmente se estiverem úmidas e muito sujas –, é comum aparecer mau cheiro, fungos e até a formação de mofo. Por isso, é essencial adquirir cestos com aberturas e que sejam arejados, além de pendurar as roupas antes de colocá-las no cesto.
- Utilize produtos de qualidade
Apostar em sabonetes e amaciantes bons é um investimento certeiro, visto que garantem uma higienização adequada das peças, sem estragá-las, ao mesmo tempo em que as deixam cheirosas e macias. Além disso, produtos de qualidade rendem mais e colaboram para a vida útil das roupas, pois mantêm a composição de suas fibras, cores e tecidos.
- Não demore para estender
Estender as peças após tirá-las do tanquinho de lavar roupa é essencial para dificultar o acúmulo de umidade e a proliferação de fungos, o que faz com que as roupas tenham seu perfume preservado por mais tempo. Outra estratégia para favorecer o processo de secagem é estender as roupas de maneira espaçada, sem dobras e, de preferência, em horários ventilados e ensolarados.
- Mantenha o guarda-roupa limpo e perfumado
Manter o guarda-roupa devidamente higienizado é imprescindível para garantir que as roupas continuem cheirosas após a lavagem. Afinal, limpar e organizar regularmente o móvel contribui para não acumular poeira, fungos e mofo, o que ajuda a preservar o aroma das peças e a qualidade dos tecidos.
Além disso, contar com produtos de limpeza antimofo e saches perfumados também é uma ótima alternativa para manter as peças cheirosas. Mas lembre-se: de tempos em tempos, tente tirar as roupas – principalmente as de inverno – para tomar um sol e arejar, pois isso ajuda a evitar o cheiro de guardado.