Conecte-se conosco

BA

Durante live, Moema destaca trabalho desenvolvido no PA Santo Amaro de Ipitanga e cobra mais vacinas

Publicado

em

Durante live, Moema destaca trabalho desenvolvido no PA Santo Amaro de Ipitanga e cobra mais vacinas

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, usou as redes sociais nesta sexta-feira (16), para agradecer o empenho e dedicação dos servidores do Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), que completou nesta quinta-feira (15) um ano de inauguração. O equipamento, referência no diagnóstico e estabilização de pacientes com sintomas gripais e respiratórios, já atendeu 33.445 pessoas em 365 dias de funcionamento ininterrupto.

 A gestora lembrou os desafios iniciais da pandemia do coronavírus e as medidas mitigadoras para conter o avanço da contaminação. “Logo após os primeiros casos confirmados, foi criada a Comissão de Combate ao Coronavírus e em seguida o Comitê Operacional de Emergência em Saúde.  A estratégia une os setores da saúde e equipes multiprofissionais onde inúmeras ações foram pensadas e executadas até hoje, a exemplo das barreiras de testagem e a destinação de cinco Unidades de Saúde da Família para atender pacientes sintomáticos da Covid-19”, contou.

Mais de cem colaboradores trabalham em plantões de 24h no PASAI. A unidade conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos. “Felizmente a maioria das pessoas que passaram pelo PASAI conseguiram se recuperar devido ao cuidado destes profissionais”, frisou. No PASAI além de exames para detecção do coronavírus, são realizados raio X digital e exames laboratoriais.

Em depoimento gravado, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que esteve presente no dia da inauguração do PASAI, elogiou a atuação da equipe. “O Santo Amaro tem sido exemplar e oferece atendimento eficiente o que é importante para manter as baixas taxas de mortalidade pela doença no estado”, contou.

Vacina Covid-19

Moema voltou a cobrar do Governo Federal o envio de lotes maiores das vacinas que protegem contra as formas mais agressivas da Covid-19. De janeiro até agora, Lauro de Freitas já vacinou 23.114 pessoas com a primeira dose e imunizou com a segunda dose 7.685 pessoas.

“A vacina contra a Covid-19 é a única maneira de termos vidas salvas e nos livrarmos do coronavírus. É necessário que sejam enviadas doses suficientes para vacinar a todos”, disse.

A vacinação contra a covid-19 será retomada no município neste sábado (17) das 8h às 16h. O município recebeu um lote com 3.130 doses do imunizante Astrazeneca para dar sequência ao calendário de pessoas com 61 anos (nascidas até agosto de 1959), ou mais. Para ser vacinado é necessário apresentar documento de Iidentificação com foto, cartão SUS, comprovante de residência e CPF. Os locais de vacinação são: Terminal rodoviário em Portão, Ginásio de Esportes do Aracui na rua dos Vereadores, Colégio 2 de Julho na Itinga e Escola Esfinge em Areia Branca.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos: Lucas Lins

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *