Incomodados com as altas taxas cobradas pelos grandes apps e com a falta de apoio no dia a dia de trabalho, motoristas recorrem à tecnologia, montam seus próprios negócios e aumentam seus ganhos
Já dizia a renomada escritora norte-americana, Maya Angelou, que quando não gostamos de uma situação devemos tentar mudá-la. Este, com certeza, é o pensamento de uma boa parte da população no nosso país, que conta com mais de 93 milhões de envolvidos no empreendedorismo, segundo a Agência Sebrae de Notícias – ASN Nacional.
Criar o próprio negócio é uma forma de tomar as rédeas de uma situação, mas também é tomar riscos. No cenário da mobilidade urbana, a Gaudium, plataforma de tecnologia que permite a criação de aplicativos de delivery e transporte de passageiros, foi responsável por movimentar mais de R$ 1 bi no ano passado e é uma alternativa para quem quer fazer diferente dos grandes players deste mercado.
“A mobilidade urbana tem ligação direta com o desenvolvimento social. Esse é o momento ideal para analisarmos inovações tecnológicas que estão melhorando o setor. É hora de trazer soluções e de se reinventar, como estamos fazendo com a ajuda daqueles que melhor entendem as dores dos motoristas: eles mesmos”, comenta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium.
Conheça três histórias de sucesso de motoristas que abraçaram essa tecnologia:
Bora 94
Ao encerrar o estágio em um escritório de advocacia, Fábio Lucas encontrou nos aplicativos de transporte uma nova oportunidade. Com a rotina das corridas, percebeu a necessidade de reinventar a mobilidade urbana de Marabá, no Pará, e lançou a Bora 94, plataforma que iniciou as operações em novembro de 2020 com 150 motoristas e que tem como grande diferencial o preço das corridas.
Para começar, Fábio investiu menos de R$ 10 mil na criação da plataforma – fez um empréstimo de R$ 7 mil e vendeu seu iPhone para completar o valor. Hoje, a Bora 94 conta com mais de mil motoristas cadastrados e planeja expandir a operação para outras cidades da região.
Moovecar
Evandro Luiz Cavassola trabalhava numa plataforma de mobilidade urbana na cidade de Sorriso (MT), onde chegou a ser sócio com alguns de seus colegas. No meio deste ano, no entanto, viu uma oportunidade para empreender sem sociedade, e decidiu adquirir a Moovecar, plataforma que desde 2017 atua com transporte de passageiros nos estados de Rondônia, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Contando com mais de 2 mil motoristas cadastrados, a plataforma faz em média 50 mil corridas por mês e tem como objetivo chegar em mais de 20 cidades até o final deste ano.
Chofer 46
Cansados das plataformas de mobilidade urbana de Francisco Beltrão, no Paraná, dos valores taxados pelos grandes aplicativos e da insegurança em não saber o valor que conseguiriam no final do mês de serviço, um grupo de 10 motoristas fundou a Chofer 46 em 2019.
Após um mês, a operação já tinha dobrado de tamanho. Angelo Toniazzo, CEO e ex-motorista, viu a oportunidade de expandir o negócio para cidades próximas com mais de 50 mil habitantes por meio do modelo de franquias e investiu em melhorias na plataforma. Hoje, a Chofer 46 conta com mais de 500 mil corridas mensais e está presente em mais 40 cidades de Santa Catarina e Paraná.