Home Notícias Política Distrito Federal apresenta votação tranquila
Política

Distrito Federal apresenta votação tranquila

Envie
Default Featured Image
Envie

Com 160.658 eleitores, a maior zona eleitoral do Distrito Federal, localizada em Águas Claras, cidade a 20 quilômetros do centro da capital federal, teve um início de votação tranquilo. Apesar do grande movimento, a espera nas filas tem sido rápida.

Segundo o juiz auxiliar eleitoral da 15ª Zona eleitoral de Águas Claras, Franco Vicente Picolli, a grande preocupação é com a boca de urna. “Nossa maior preocupação é assegurar esse ambiente de tranquilidade durante do todo o dia, que a gente está verificando aqui, neste início de votação. Estamos de olho na questão de boca de urna ou manifestações, para eventual convencimento de eleitores”, disse.

Em Ceilândia, região com o maior eleitorado do DF, com 368.423 pessoas aptas a votar, muita gente preferiu ir cedo às seções de votação, sem registro de incidente.

A 10ª Seção Eleitoral, localizada no Núcleo Bandeirantes, perto de Brasília, é grande a movimentação de eleitores e a votação é tranquila. Mas, próximos aos locais de votação, foi verificado muito material de propaganda de candidatos espalhados, os conhecidos santinhos.

A prática é considerada crime eleitora e a pena prevista é de 6 meses a 1 ano de prisão, com alternativa de cumpri-la prestando serviço à comunidade. A lei também prevê multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 8 mil. A Lei Eleitoral 9.504/97, considera crime a propaganda eleitoral no dia de votação.

Segundo dados do TSE, o Distrito Federal tem 2.203.054 cidadãos aptos a votar neste primeiro turno. O número é 5,7% maior que o registrado há 4 anos. A maioria dos eleitores é formada por mulheres, 54%.

Proteção

A venda de bebidas alcoólicas está liberada no DF. O transporte público funciona em regime especial, acompanhando operação dos dias úteis.

Segundo o Detran, por enquanto, a Esplanada dos Ministérios está aberta para o acesso de veículos e pedestres. Já o acesso aos prédios públicos, como o Congresso, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral, entre outros, estão protegidos com grades, com segurança própria e o reforço de policiais militares.

As 610 escolas do DF, que funcionam como locais de votação, também estão com o policiamento reforçado e intervenções pontuais poderão ser realizadas, segundo as autoridades locais.

Prisões

Desde terça-feira (27), até 48 horas após o primeiro turno, eleitores só podem ser presos em flagrante delito e nos casos de cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou no impedimento do trânsito, prejudicando o exercício do voto.

TRE

Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), Roberval Belinati, recomendou aos eleitores que não deixem de levar um documento oficial com foto; a cola com os nomes e os números dos candidatos, nos quais votará; e evitarem aglomerações.

Ele destacou ser importante também, antes de sair de casa, o eleitor confirmar o local de votação. Roberval Belinati disse ainda que não há qualquer objeção quanto a roupa que a pessoa desejar usar. O presidente do TRE-DF ressaltou que 96% do DF usarão a biometria na votação, tornando mais rápido todo o processo.

O presidente do TRE-DF alertou ser proibido candidatos transportarem eleitores, e quem for flagrado cometendo essa ilegalidade terá o veículo apreendido e conduzido à delegacia. Belenati orientou os eleitores a usarem o transporte público, que está operando normalmente neste domingo.

* Colaborou Aécio Amado, repórter da Agência Brasil

Ag. Brasil

Charlie Kirk: exercer com competência a liberdade de expressão virou risco letal!

Charlie Kirk: exercer com competência a liberdade de expressão virou risco letal!

Leia Mais
Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

Leia Mais
Unaleanos participam do 2025 Legislators Forum for Friend Exchanges na China

Unaleanos participam do 2025 Legislators Forum for Friend Exchanges na China

Leia Mais
Embaixada dos EUA no Brasil ameaça Alexandre de Moraes 

Embaixada dos EUA no Brasil ameaça Alexandre de Moraes 

Leia Mais
Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Leia Mais
Envie