Home Estados Bahia Diretoria Pedagógica promove integração entre profissionais da rede
Bahia

Diretoria Pedagógica promove integração entre profissionais da rede

Envie
Default Featured Image
Envie

A Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc) se reuniu na tarde desta sexta-feira (14/5), às 13h, com o objetivo de aprimorar a inteligência colaborativa da rede municipal de educação, com o propósito de qualificar o planejamento estratégico do retorno às aulas presenciais e semipresenciais. O evento reuniu na plataforma Google Meet cerca de 50 participantes, e é parte das ações estruturantes do projeto Mais e Melhor Educação: em Casa.

A secretária da pasta, Neurilene Martins, fez retrospectiva da trajetória da Seduc no primeiro quadrimestre de 2021, marcado pelo encerramento do ano letivo de 2020; a abertura de matrículas; o início do ano letivo de 2021, já com a primeira fase de acolhimento acontecendo; a ampliação de vagas para educação infantil; e a realização da Jornada Pedagógica.

Em seguida Hosana Gonçalves, gerente de currículo da Seduc, passou a convidar os porta-vozes das coordenadorias de Matrícula e Informações Educacionais, de Gestão Escolar, de Currículo e Inovação Tecnológica, de Inclusão Educacional e de Alimentação Escolar para que apresentassem o que já foi feito e quais as ações futuras já planejadas pelas coordenadorias. O encontro foi organizado de modo que essa combinação permita que o educador possa entender o seu trabalho no contexto ampliado da educação do município.

Alexsandro Santos apresentou ações da Coordenadoria de Matrícula e Informações Educacionais (CMIE). Trouxe números atualizados das matrículas, que já atingiu o número expressivo e inédito de 36 mil alunos matriculados entre a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, e a educação de jovens e adultos. A equipe técnica da CMIE explica que tem trabalhado em soluções para melhorar a visualização de dados relativos à rede, tornando-os mais disponíveis.

Como ações futuras, Alexsandro destacou, por exemplo, a mutação natural pela qual tem passado o Matrícula Atende que, aos poucos, vai firmando-se como Seduc Atende. Além disso, tem na busca ativa, em tempo real, instrumento que deve tornar mais eficiente o acompanhamento do aluno da rede. Outro projeto no qual tem trabalhado é o busca ativa 2020/2021, que visa identificar, para fins de reintegração, alunos que não renovaram e não solicitaram transferência.

Em seguida, a Coordenadoria de Gestão Escolar, através de Patrícia Araújo, apresentou ações a serem realizadas em atendimento ao protocolo sanitário de retorno às aulas nas escolas. A profissional explicou como se deu o estudo do protocolo sanitário recomendado pela Secretaria da Saúde (Sesau), e relatou ações como o mutirão de limpeza, bem como o acompanhamento da implementação do protocolo em escolas prototípicas.

Tendo como eixo o protocolo pedagógico, Hosana Gonçalves passou a apresentar as inciativas da Coordenadoria de Currículo e Inovação Tecnológica, pontuando que já foi realizado o estudo e discussão do calendário letivo 2021, bem como de atos e instruções normativas que orientam o retorno às aulas no contexto pedagógico. Também já foram feitos encontros com os integrantes dos comitês gestores e de curadoria de conteúdos e atividades para construção do orientador pedagógico.

Maria de Fátima Cardoso trouxe as contribuições da Coordenadoria de Inclusão Educacional, que dentre outras iniciativas elaborou o plano de trabalho com as ações que serão implementadas a partir de 2021, inclusive, discutindo a elaboração da instrução normativa de 2021, que atualiza a de nº002/2020, que ordena a prática educacional de natureza especial no município.

Entre outros pontos realizados pela Coordenadoria de Inclusão Educacional, está a integração de trabalho com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) para discutir projeto de georreferenciamento de informações sobre os estudantes e as famílias atendidas pelo Centro de Referência em Educação Especial (Crie). São exemplos de ações futuras, a ser implementada pela coordenadoria, está a realização de oficinas de acolhimento para os comitês escolares e elaboração de planos de atendimentos aos estudantes e a suas famílias, além de lives com as famílias dos estudantes atendidos pelo Crie, via plataformas digitais de vídeos, dentre outras iniciativas.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar, através de Márcio Tavares, trouxe como algumas ações realizadas a elaboração de cardápio e dos mapas de compras, o acolhimento e treinamento com merendeiras. Como ações futuras, a coordenadoria tem previstas oficinas de cardápio e de retorno presencial, que tratará de direitos e deveres para garantir um retorno seguro de seus profissionais ao trabalho. Promoverá também. ações de educação alimentar e nutricional como a elaboração de projeto de campanha nutricional e de atividades educativas por faixa etária.

A secretária Neurilene Martins parabenizou as coordenadorias, afirmando a necessidade de construir uma visão integrativa e sistêmica de todas essas intervenções. Finalizou declarando que a missão da equipe da Seduc é a de construir um trabalho que cresça e que chegue na vida das pessoas de forma cada vez mais significativa.

Foto: Tiago Pacheco

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie