Economia

Dinheiro como ferramenta de marketing? Veja por que utilizar as moedas digitais em suas campanhas

Dinheiro como ferramenta de marketing? Veja por que utilizar as moedas digitais em suas campanhas

* Por Cássio Rosas

Ter dinheiro em mãos é importante, não há dúvida disso. Por meio dele podemos comprar produtos e adquirir serviços que nos proporcionam maior qualidade de vida. Mas sua função vai além das relações de troca entre empresas e consumidores. As moedas digitais, que já começam a ganhar corpo no varejo de todo o mundo, incorporam outras funções além da monetária. Quando bem utilizada e planejada, pode atuar como importante ferramenta nas campanhas de marketing. Quer saber mais? Então veja cinco motivos que explicam esse fenômeno:

1 – Relacionamento

Enquanto as cédulas e os cartões são apenas suportes para transportar o valor necessário para pagar algo, as moedas digitais vão além. Elas conseguem estimular o relacionamento entre marcas e consumidores. Como? Na base da “recompensa” mediante determinadas ações. A empresa pode premiar os usuários que fizerem ações específicas, como compartilhar anúncios de suas ofertas nas redes sociais, e permitir que troquem esse valor por itens de seu portfólio. Isso cria um laço grande com as pessoas, que se sentem reconhecidas por essa iniciativa.

2 – Influência

As empresas certamente conhecem o conceito de marketing de influência e o papel dos influenciadores digitais na jornada de compra do usuário. Contudo, mais do que apostar em uma personagem famosa do segmento, observa-se uma nova corrente em que os próprios consumidores atuam como “microinfluenciadores” em suas redes sociais, divulgando produtos em sua comunidade mediante o pagamento em moedas digitais. É uma relação de troca extremamente vantajosa, uma vez que paga a pessoa que se dispuser a conectar a marca com novos consumidores.

3 – Valor agregado

A moeda digital não traz consigo apenas o valor financeiro embutido, mas abre um novo mundo de possibilidades às empresas e aos usuários. Os varejistas conseguem, por exemplo, incluir uma nova forma de pagamento tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, ampliando o público-alvo. Já os consumidores ganham um dinheiro extra que pode ser revertido não apenas em produtos e serviços, mas também ser trocado por reais em exchanges digitais – além, é claro, de fazer parte de uma comunidade engajada e atenta às melhores ofertas.

4 – Posicionamento digital

A pandemia de covid-19 obrigou os consumidores a comprarem mais de lojas virtuais ou dos canais digitais de suas marcas. Essa nova realidade acelerou a digitalização do varejo brasileiro. Assim, só as marcas com as melhores visibilidades no ambiente digital conseguem se destacar. Mais do que apostar em poucas estratégias, o momento é propício para abrir o leque de opções e realizar campanhas inovadoras, por exemplo, as que utilizam as moedas digitais como forma de engajamento e relacionamento.

5 – Mensuração de resultados

Item fundamental em campanhas de marketing digital, a mensuração dos resultados também é possível com a utilização das moedas digitais. As plataformas conseguem identificar quanto os usuários receberam, quanto gastaram, em quais canais e marcas, entre outros dados importantes. Saber quanto uma pessoa está disposta a gastar e/ou economizar (a partir do seu uso das moedas digitais) é uma informação bastante valiosa para as marcas que desejam impactar seus consumidores.

* Cássio Rosas é head de Marketing e Estratégia da WiBX, utility token que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio de moedas digitais – e-mail: wibx@nbpress.com