Home Tecnologia ‘Digital-first’: priorizar serviços digitais assegura boa experiência do consumidor e redução de custos
Tecnologia

‘Digital-first’: priorizar serviços digitais assegura boa experiência do consumidor e redução de custos

Envie
‘Digital-first’: priorizar serviços digitais assegura boa experiência do consumidor e redução de custos
Envie

Movimento “digital-first” é peça-chave para impulsionar o crescimento e a inovação de empresas, defende especialista

A ascensão de um cenário digital-first, que prioriza o uso dos serviços digitais, está revolucionando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, trazendo uma série de benefícios, incluindo integração, personalização e redução de custos. No Brasil, espera-se que 65% da receita dos negócios venha de canais digitais dentro de dois anos, segundo o relatório State of Commerce, da Salesforce.

Dentro dessa digitalização, acelerada especialmente nos anos de pandemia e isolamento social, pode-se dizer que a integração de sistemas é um dos aspectos mais significativos para os negócios B2B – e, seguindo a cadeia, pode refletir até mesmo no preço final do produto ou serviço ao consumidor lá na ponta, agregando ainda mais valor à sua experiência e fortalecendo a retenção.

Por meio de plataformas digitais, as empresas podem estabelecer conexões sólidas entre seus sistemas internos e os de seus parceiros comerciais, aprimorando a troca de informações e agilizando os processos de compra e venda, resultando em uma comunicação mais eficiente. Como consequência, cria-se uma uma transação comercial mais fluida e satisfatória.

“Através da digitalização, as empresas têm a capacidade de armazenar dados e informações relevantes sobre os parceiros e clientes, permitindo um atendimento mais individualizado e direcionado às necessidades específicas de cada empresa. Com base nessas informações, é possível oferecer produtos e serviços personalizados, pensados no público daquela companhia”, afirma Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo.

Além disso, a digitalização dos negócios B2B contribui para a redução de custos operacionais, uma vez que trabalha na automação de processos e na eliminação de atividades manuais e burocráticas. A visibilidade aprimorada dos custos envolvidos nas transações comerciais possibilita uma análise mais precisa e um planejamento estratégico mais eficiente. É nessa redução de custos que o cliente final pode sentir a diferença no bolso, já que a margem financeira conquistada ao longo da cadeia B2B pode ser repassada aos consumidores por meio de preços mais competitivos.

De acordo com Dias, a digitalização dos negócios B2B é uma realidade, e segue em constante crescimento. “As empresas que investem na integração de sistemas, personalização e redução de custos por meio da tecnologia estão obtendo uma vantagem competitiva significativa no mercado atual. Essa transformação digital não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também impulsiona o crescimento e a inovação nos negócios”, finaliza o executivo.

Sobre a NexaasA Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Leia Mais
Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Leia Mais
Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Leia Mais
IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

Leia Mais
Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Leia Mais
Envie