Conecte-se conosco

Saúde

Dieta com menos açúcar é benéfica para reparação dos músculos, diz estudo

Publicado

em

(Crédito: iStock)

Pesquisa japonesa recomenda mudança na dieta de quem deseja alcançar hipertrofia muscular

As atividades físicas são altamente recomendadas para quem deseja ter uma vida mais saudável ou para quem busca um corpo com músculos mais definidos. Entretanto, apenas isso pode não ser o suficiente para alcançar os resultados desejados.

As mudanças nas dietas também são muito importantes para alcançar o melhor resultado. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Metropolitana de Tóquio, no Japão, é essencial adotar uma dieta com menos açúcar para reparar a massa muscular perdida.

Segundo os resultados do estudo, as células de satélite musculares esqueléticas, que causam a reparação muscular, conseguem se proliferar melhor em ambientes que têm uma baixa quantidade de glicose.

Esse processo não ajuda apenas a reparar danos (causados pela musculação, por exemplo), mas também ajuda a manter a massa muscular, ou seja, pessoas que têm uma perda de músculos por conta de doenças, inatividade ou até mesmo por conta da idade. Essas questões costumam ser desafios constantes para os médicos, principalmente porque as próprias atividades do dia a dia já fazem com que os músculos necessitem de reparação constante para ter as condições de atividade ideais.

O reparo muscular em nível celular só vem sendo desvendado recentemente. Cientistas descobriram que essas células satélites musculares esqueléticas, que são um tipo mais específico de célula-tronco, desempenham um papel fundamental para esse processo. Quando as células de miofibrila ficam danificadas, essas células satélites se multiplicam e se fundem.

Na pesquisa, os cientistas japoneses acompanharam o comportamento dessas células no exterior do corpo e perceberam que os níveis mais altos de glicose podem ter um efeito adverso na taxa com que essas células crescem. Essa nova descoberta também contradiz uma teoria mais antiga, de que as células mamíferas se saem melhor onde existe maior concentração de açúcar.

Alimentação deve ser balanceada

Especialistas apontam que a alimentação deve ser balanceada, para que não haja falta de nenhum nutriente necessário para o organismo promover a recuperação completa. Quando necessário, também é possível utilizar suplementos alimentares que ajudem na recuperação das fibras musculares, como os suplementos proteicos e outros produtos do tipo.

Indicados para quem possui dietas que não são ricas o suficiente ou para quem tem problemas de absorver os nutrientes diretamente dos alimentos, os suplementos são importantes aliados de esportistas e pessoas com condições de saúde.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA