Planejamento, infraestrutura e manejo são essenciais para a criação
O agronegócio no Brasil tem muitas alternativas para quem quer começar a empreender e investir nesse ramo. Muitas pessoas, inclusive, têm procurado alguma maneira de iniciar um negócio no setor e pensam na possibilidade de criar codornas, que é um dos animais preferidos dos iniciantes.
A codorna é uma ave pequena que veio parar no Brasil com a vinda dos imigrantes japoneses, que já tinham o costume de comer a ave lá pela década de 50.
Assim como todo início de negócio, a criação de codornas requer paciência, estrutura e planejamento para conseguir manter o plano adiante e colher os resultados e benefícios. Confira o passo a passo a seguir:
Planejar
O planejamento é uma etapa primordial para a criação de codornas. Aqui, você deve definir quais são os seus objetivos, quais são as suas metas e seus motivos para criar os animais.
Além disso, também é o momento de definir quanto você quer versus quanto você pode criar, considerando seu espaço e sua infraestrutura.
Infraestrutura
Por serem animais não domesticados, as codornas precisam que o espaço tenha uma infraestrutura básica para abrigá-las. O ideal é que elas tenham um espaço seguro, limpo, livre de predadores e que tenham à disposição comida e água.
Outro ponto importante é que as codornas tenham ninhos para se assentarem. Você pode colocá-las em um espaço ao ar livre com cerca ou em um galpão que tenha boa circulação de ar e receba luz do sol.
Manejo e cuidados com as codornas
As codornas, assim como qualquer animal, precisam de uma certa rotina para se sentirem bem e terem boas reproduções. Você deve limpar os bebedouros e as áreas onde elas ficam para evitar doenças e preservar os ovos.
Para a reprodução, inclusive, é necessário que você tenha um número adequado de machos e de fêmeas. Caso deseje incubar os ovos, é necessário providenciar uma codorna chocadeira ou, então, uma máquina incubadora. Do contrário, é possível posicionar os ovos para que recebam boa iluminação.
Aqui, é possível contar com o auxílio de um profissional formado na faculdade de medicina veterinária para te ajudar no monitoramento e nos registros, além dos cuidados de possíveis doenças.
Registro das informações
É fundamental que você tenha tudo o que acontece na criação muito bem registrado e monitorado. Em longo prazo, você coletará dados importantes, como o número de ovos produzidos, as despesas, os ganhos e a taxa de eclosão de ovos, além do controle da população de machos e fêmeas do criadouro.