Home Dicas Dicas para aumentar a vida útil e eficiência dos equipamentos industriais
Dicas

Dicas para aumentar a vida útil e eficiência dos equipamentos industriais

Envie
Steel Pipelines And Cables In A Plant
steel pipelines and cables in a plant,Industrial zone.
Envie

Os equipamentos industriais, como qualquer outro tipo de máquina, vão sofrendo desgastes ao longo do tempo, à medida que são usadas no dia a dia nas empresas.

Entretanto, isso não significa que se deva achar normal que as máquinas apresentem falhas constantemente e que seja necessário substituir os equipamentos sem ter um tempo longo de utilização.

Se a empresa estiver sempre acompanhando esses desgastes considerados naturais do equipamento durante todo o tempo, ficará muito mais fácil reduzir qualquer problema e aumentar a vida útil desses itens.

Portanto, aqui neste conteúdo, nós trouxemos algumas dicas fundamentais de como aumentar a vida útil e eficiência dos equipamentos industriais. Acompanhe!

Crie um plano para manutenção estratégica

A primeira dica para aumentar a vida útil e a eficiência dos equipamentos industriais é criar um plano de manutenção estratégica.

Para isso, é necessário conhecer bem quais são as condições de utilizada de cada um dos equipamentos, garantindo assim uma rotina constante de manutenção.

Essa manutenção eficiente ajuda a aumentar bastante a produtividade não só do próprio equipamento, mas também da própria indústria, fazendo com que o equipamento tenha uma vida útil bem mais longa.

A manutenção estratégica ainda é importante por reduzir bastante os desperdícios dos recursos da empresa, o que sempre conta a favor para se ter resultados melhores.

No caso de equipamentos usados por menos horas ao longo do dia, há como fazer revisões com uma frequência menor, pois os desgastes serão menores, de maneira geral.

Por outro lado, os equipamentos mais usados, como as polias e correias, devem passar por manutenções em intervalos menores de tempo, sendo prioridades no plano de manutenção.

Quando você investe em um plano de manutenção dos equipamentos, isso ajuda a empresa a antecipar-se e colocar as manutenções nos dias em que os equipamentos estarão inativos, de modo que não prejudique a produção.

Faça uso da tecnologia como uma aliada

Uma outra dica para aumentar a vida útil dos equipamentos industriais é utilizar a tecnologia como uma aliada.

Afinal, a tecnologia permite que dados sejam coletados e analisados mais facilmente, evitando imprecisões e erros.

Isso porque hoje há vários softwares para gestão da manutenção de equipamentos que fazem todo esse trabalho em tempo real, permitindo a análise dos indicadores e a automatização de todo o processo.

Além do mais, a tecnologia ajuda a trazer um diagnóstico muito mais preciso, de modo que tanto a equipe quanto o gestor possam concentrar sua atenção em outras atividades que sejam mais importantes.

Faça o monitoramento dos equipamentos industriais

Essa dica está relacionada diretamente com as duas anteriores, pois ter um plano de manutenção estratégica e usar a tecnologia a seu favor permitirá um monitoramento mais eficiente.

Com isso, fica mais fácil entender como está a degradação dos equipamentos para que você garanta um maior desempenho dele por mais tempo, prolongando sua vida útil.

Quando se faz um monitoramento das máquinas, observando os parâmetros principais, é possível entender como está a “saúde” de cada equipamento.

A utilização da tecnologia como aliada é fundamental aqui, pois permitirá que você possa fazer esse monitoramento dos parâmetros automaticamente, sem a necessidade de realizar tudo de forma manual, o que demora muito mais.

Faça a implementação de ferramentas para manutenção preditiva

A tecnologia é imprescindível para ajudar no aumento da vida útil dos equipamentos industriais e isso fica mais claro aqui.

A implementação de ferramentas que ajudem a fazer a manutenção preditiva vai ser um grande diferencial para que os seus equipamentos possam durar muito mais.

Entretanto, é óbvio que você deve optar pelas ferramentas tecnológicas que sejam ideais para cada equipamento industrial presente em sua empresa.

Usar qualquer tipo de tecnologia achando que isso vai ser suficiente é um erro que muitos cometem, por isso mesmo o planejamento é tão importante.

Atentar-se às condições do ambiente é outra dica fundamental

Por fim, você também precisa ter atenção às condições do ambiente porque ele exerce uma influência enorme sobre a vida útil dos equipamentos.

As más condições do ambiente no qual encontram-se os equipamentos industriais pode levar a um maior desgaste deles, principalmente quando são bem distintos das condições para as quais eles foram produzidos para atuar.

Há equipamentos que resistem sim a ambientes que sejam mais intensos e que levem a maiores agressões deles, enquanto outros não.

Portanto, sempre esteja atento às condições do ambiente para conseguir aumentar a vida útil e a eficiência dos equipamentos da indústria.

Conclusão

Como você pode ver aqui, aumentar a vida útil dos equipamentos industriais deve ser uma meta de qualquer empresa, pois isso melhora a produção e reduz os custos para o negócio.

Neste texto, trouxemos algumas dicas incríveis que vão ajudar você a aumentar o tempo de funcionamento dos equipamentos na indústria, como é o caso da manutenção preditiva.

O que achou do conteúdo de hoje sobre dicas para aumentar a vida útil e eficiência dos equipamentos industriais?

Inscreva-se para receber notícias sobre Dicas

Envie

RBN Stories