0

Consumidores devem ter alguns cuidados para garantir a tranquilidade ao adquirir produtos e serviços em lojas físicas e on-line

O mês de dezembro chegou e, com ele, as compras de fim de ano. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com a OfferWise Pesquisas estima que 86 milhões de pessoas devam consumir em todas as capitais brasileiras no período, movimentando aproximadamente R$ 38,8 bilhões no setor de comércio e serviços. 54% dos entrevistados afirmaram que devem presentear alguém no Natal deste ano.

“Os cuidados com as compras pagas com o cartão de crédito devem ser ampliados neste período para evitar problemas”, afirma o diretor daPorto Seguro Financeira, Ricardo Kaoru. Com dicas de segurança, o executivoressalta os cuidados que cada cliente deve ter na hora de consumir em lojas físicas e on-line:

  • Não compartilhe a senha e fique de olho na maquininha: antes de realizar o pagamento presencial, confira sempre o valor da compra na maquininha e mantenha o cartão em seu campo de visão.
  • Utilize o smartphone para realizar pagamentos: além de mais praticidade e agilidade, o pagamento por aproximação e as carteiras digitais trazem mais segurança e comodidade.
  • Acompanhe sempre o seu extrato de despesas no aplicativo: esse controle registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de acompanhamento e gestão. Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.
  • Mantenha o seu cadastro atualizado: algumas instituições financeiras possuem áreas de segurança que acompanham a utilização dos cartões. Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato com o cliente para confirmar se é realmente ele que efetuou o pedido.
  • Fique atento às notificações de acompanhamento: essas mesmas instituições também enviam SMS e push informando sobre compras realizadas no cartão. Esses avisos são importantes para a segurança do usuário e, em casos de fraudes, para rápido aviso à companhia. Mantenha o serviço sempre ativo.
  • Confira os dados do boleto antes de realizar o pagamento: quando for realizar o pagamento de um boleto, confira se o nome e o CNPJ do beneficiário são os mesmos da empresa a quem você está realizando este pagamento. Caso note divergências nas informações, solicite um novo boleto pelos canais oficiais da empresa. Essa dica vale para pagamentos em todos os canais: agência bancária, aplicativo ou internet banking.
  • Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail: as instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha, nem mesmo o seu código de segurança. Jamais forneça dados pessoais como senha ou código de segurança do cartão (aqueles três números que ficam no verso do cartão). A Porto Seguro não solicita a retirada de seu cartão de crédito, por qualquer meio, e também nunca pede para que a senha do cartão seja informada ao atendente ou digitada no teclado do telefone.
  • Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões: destrua o chip do cartão para não deixar dúvidas. Existe também uma opção sustentável para o descarte deste tipo de material. O Cartão de Crédito Porto Seguro disponibiliza alguns papa-cartões, como parte do Programa de Reciclagem: o Papa Cartão. As máquinas Papa Cartão são uma forma ecológica, sustentável e segura de descartar seus cartões plásticos (material 100% reciclável) que estão fora de uso. É só colocar o cartão na fenda e girar a manivela. Depois de triturados, serão reciclados e servirão de matéria-prima para novos produtos. Confira como funciona e os locais de descarte.

Aumento das compras pela internet

Com mais de 2 milhões de clientes, a Porto Seguro Cartões registrou aumento de 24% nas transações online entre janeiro e setembro de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.“A pandemia trouxe a necessidade de mudanças e adaptação de alguns hábitos, dentre eles, a forma de consumir. A jornada do consumidor pelos canais digitais aumentou consideravelmente neste período”, analisaRicardo Kaoru, que também dá dicas específicas para esse tipo de operação:

  • Pesquise a reputação e a segurança do site: dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo. O acesso ao site deve ser feito, preferencialmente, por meio da busca da loja no navegador, evitando clicar em anúncios indiretos, e-mails ou links, pois alguns golpistas podem tentar coletar seus dados e infectar o seu computador através desses meios. Pesquise a loja ou o produto que deseja adquirir no seu navegador para conferir a existência da oferta e desconfie de preços muito abaixo do mercado.
  • Mantenha o computador seguro: atualize com frequência o antivírus, firewall e anti-spam do seu computador ou notebook.
  • Compartilhe apenas os dados obrigatórios: no momento da compra, também escolha senhas seguras e evite deixar os dados do cartão salvos no navegador.
  • Utilize o Cartão Virtual: este meio de pagamento dispensa senhas e proporciona mais comodidade e segurança no momento da compra. Acesse o Cartão Virtual pelo app Porto Seguro Cartões.
centralrbn

Prévia da inflação oficial fecha 2020 com taxa de 4,23%, diz IBGE

Artigo anterior

Novidade: Dan Valente lança CD e nova música de trabalho

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Economia