Home Notícias Economia Dicas de segurança para as compras de fim de ano
Economia

Dicas de segurança para as compras de fim de ano

Envie
Default Featured Image
Envie

Consumidores devem ter alguns cuidados para garantir a tranquilidade ao adquirir produtos e serviços em lojas físicas e on-line

O mês de dezembro chegou e, com ele, as compras de fim de ano. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com a OfferWise Pesquisas estima que 86 milhões de pessoas devam consumir em todas as capitais brasileiras no período, movimentando aproximadamente R$ 38,8 bilhões no setor de comércio e serviços. 54% dos entrevistados afirmaram que devem presentear alguém no Natal deste ano.

“Os cuidados com as compras pagas com o cartão de crédito devem ser ampliados neste período para evitar problemas”, afirma o diretor daPorto Seguro Financeira, Ricardo Kaoru. Com dicas de segurança, o executivoressalta os cuidados que cada cliente deve ter na hora de consumir em lojas físicas e on-line:

  • Não compartilhe a senha e fique de olho na maquininha: antes de realizar o pagamento presencial, confira sempre o valor da compra na maquininha e mantenha o cartão em seu campo de visão.
  • Utilize o smartphone para realizar pagamentos: além de mais praticidade e agilidade, o pagamento por aproximação e as carteiras digitais trazem mais segurança e comodidade.
  • Acompanhe sempre o seu extrato de despesas no aplicativo: esse controle registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de acompanhamento e gestão. Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.
  • Mantenha o seu cadastro atualizado: algumas instituições financeiras possuem áreas de segurança que acompanham a utilização dos cartões. Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato com o cliente para confirmar se é realmente ele que efetuou o pedido.
  • Fique atento às notificações de acompanhamento: essas mesmas instituições também enviam SMS e push informando sobre compras realizadas no cartão. Esses avisos são importantes para a segurança do usuário e, em casos de fraudes, para rápido aviso à companhia. Mantenha o serviço sempre ativo.
  • Confira os dados do boleto antes de realizar o pagamento: quando for realizar o pagamento de um boleto, confira se o nome e o CNPJ do beneficiário são os mesmos da empresa a quem você está realizando este pagamento. Caso note divergências nas informações, solicite um novo boleto pelos canais oficiais da empresa. Essa dica vale para pagamentos em todos os canais: agência bancária, aplicativo ou internet banking.
  • Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail: as instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha, nem mesmo o seu código de segurança. Jamais forneça dados pessoais como senha ou código de segurança do cartão (aqueles três números que ficam no verso do cartão). A Porto Seguro não solicita a retirada de seu cartão de crédito, por qualquer meio, e também nunca pede para que a senha do cartão seja informada ao atendente ou digitada no teclado do telefone.
  • Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões: destrua o chip do cartão para não deixar dúvidas. Existe também uma opção sustentável para o descarte deste tipo de material. O Cartão de Crédito Porto Seguro disponibiliza alguns papa-cartões, como parte do Programa de Reciclagem: o Papa Cartão. As máquinas Papa Cartão são uma forma ecológica, sustentável e segura de descartar seus cartões plásticos (material 100% reciclável) que estão fora de uso. É só colocar o cartão na fenda e girar a manivela. Depois de triturados, serão reciclados e servirão de matéria-prima para novos produtos. Confira como funciona e os locais de descarte.

Aumento das compras pela internet

Com mais de 2 milhões de clientes, a Porto Seguro Cartões registrou aumento de 24% nas transações online entre janeiro e setembro de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.“A pandemia trouxe a necessidade de mudanças e adaptação de alguns hábitos, dentre eles, a forma de consumir. A jornada do consumidor pelos canais digitais aumentou consideravelmente neste período”, analisaRicardo Kaoru, que também dá dicas específicas para esse tipo de operação:

  • Pesquise a reputação e a segurança do site: dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo. O acesso ao site deve ser feito, preferencialmente, por meio da busca da loja no navegador, evitando clicar em anúncios indiretos, e-mails ou links, pois alguns golpistas podem tentar coletar seus dados e infectar o seu computador através desses meios. Pesquise a loja ou o produto que deseja adquirir no seu navegador para conferir a existência da oferta e desconfie de preços muito abaixo do mercado.
  • Mantenha o computador seguro: atualize com frequência o antivírus, firewall e anti-spam do seu computador ou notebook.
  • Compartilhe apenas os dados obrigatórios: no momento da compra, também escolha senhas seguras e evite deixar os dados do cartão salvos no navegador.
  • Utilize o Cartão Virtual: este meio de pagamento dispensa senhas e proporciona mais comodidade e segurança no momento da compra. Acesse o Cartão Virtual pelo app Porto Seguro Cartões.

Inscreva-se para receber notícias sobre Economia

Envie

RBN Stories