De acordo com a ThredUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, o mercado global de vestuário de segunda mão crescerá 3 vezes mais rápido do que o mercado global de vestuário em geral. Além disso, 74% dos compradores acreditam que seus hábitos de consumo individuais têm um impacto significativo no planeta, e que uma compra não inteligente e desenfreada é prejudicial ao meio ambiente. Diante dessa realidade, um setor que se destacou e gerou grande movimento na economia foi o segmento de peças de segunda mão.
A rede de Brechó e Outlet infantil, Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio, faz parte do segmento de franquias e, se destaca também por ser uma empresa eco econômica, principalmente por estar sempre preocupada com a preservação do meio ambiente em diversos detalhes.
A rede extremamente sustentável, desde sua concepção – reutilização de roupas – até o operacional das lojas. As peças da Arena Baby passam por uma avaliação minuciosa, onde é verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Sendo possível encontrar produtos novos nas lojas, que podem ser identificados por tags recicláveis, além de evitarem sacolas plásticas.
“Desde pequena, a cultura do reuso esteve fortemente no meu dia a dia. Poder disseminar isso em um modelo de negócio lucrativo e sustentável é muito gratificante. Além disso, ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando outra família que estará comprando item de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, comenta Giovanna.
Hoje a rede conta com 13 unidades, 4 próprias, 9 franqueados sendo 2 multifranqueados e 8 unidades em fase de implantação. “Nossas expectativas para a rede são bem otimistas. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a regularidade de resultados durante o ano inteiro”.
Ainda segundo pesquisas feitas pela ThredUP, em 2021, 244 milhões de consumidores dizem ter ou estão abertos a comprar produtos de segunda mão. A pesquisa confirma também que, para 70% dos consumidores, é mais fácil comprar em segunda mão hoje do que há 5 anos, graças ao surgimento da tecnologia e dos mercados online – o que inclui a Arena Baby, já que a marca recentemente fez um alto investimento em tecnologia, agora além dos franqueados poderem vender através do WhatsApp e de outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento: “com o aplicativo Clube Arena Baby será possível atingir mamães de qualquer lugar do Brasil e isso trará uma força maior para a marca”.
O mercado de segunda mão está se tornando um fenômeno global, com expectativa de crescimento de 127% até 2026. Por isso, além da Arena Baby buscar levar a melhor qualidade de produtos seminovos para os clientes, em todos os estados, os fundadores da rede idealizam para este ano chegar a 100 lojas espalhadas pelo país, e estão cultivando o foco em expansão.