Home Estados Bahia Dia Mundial do Brincar reúne cerca de 400 crianças no Subúrbio 360
Bahia

Dia Mundial do Brincar reúne cerca de 400 crianças no Subúrbio 360

Envie
Default Featured Image
Envie

Celebrado neste sábado (28), o Dia Mundial do Brincar reuniu cerca de 400 crianças e adolescentes durante uma programação recheada de apresentações musicais e oficinas artísticas no Subúrbio 360, em Coutos. A atividade foi promovida pelo Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, da Secretaria de Governo (Segov), dentro da programação da Semana do Brincar em Salvador e que integra o Maio Laranja – campanha de combate à exploração sexual infantil.

Os tambores da banda mirim do Movimento Erê na Praça, organização social com sede no bairro da Cidade Nova, abriram o evento, agitando o público presente com cânticos afro. Em seguida, a conselheira tutelar Viviane Peixoto, caracterizada de personagem infantil similar a uma boneca com peruca, vestido e maquiagem em tons laranja (cor em alusão à campanha neste mês), explicou de forma lúdica as formas de violência e abusos contra crianças e adolescentes. A apresentação teve interação dos pequenos no palco do teatro do local.

“Precisamos trabalhar com a prevenção sobre esse assunto. Muitas crianças, por falta de orientação, são abusadas sexualmente e não conseguem falar para os pais. Essa forma de abordagem, portanto, serve para que elas entendam quais tipos de atitudes disfarçadas de carinho não são boas”, pontuou a conselheira tutelar, que atua na região do Subúrbio/Ilhas.

Ela acredita que educar a população infantojuvenil desde cedo é essencial para o enfrentamento aos casos de abuso. “Crianças com dois, três anos de idade já podem começar a aprender, junto aos pais, quais as partes íntimas delas não podem ser tocadas. Esse trabalho de educação sexual fará com que esses os meninos e meninas se tornem adolescentes e adultos esclarecidos”, afirmou Viviane.

Oficinas e brincadeiras – Diversas atividades artísticas tomaram conta das salas do Subúrbio 360. A garotada presente teve a chance de participar de oficinas de pintura, capoeira e percussão. Na primeira, a tinta guache, o pincel e o papel sulfite serviram de instrumentos para que os artistas mirins exercitassem a imaginação. Na capoeira, teve quem arriscasse o gingado do movimento. Para a oficina de percussão criativa, até materiais recicláveis como garrafas pet foram utilizados para fazer som.

“Tudo o que realizamos hoje, no Dia do Brincar, é para mostrar para as crianças que é possível elas serem o que são mesmo com tantas dificuldades. E nós, adultos, não devemos acelerar esse processo como normalmente temos feito. A arte tem o papel de educar, de trazer perspectivas, de abrir a mente e de mostrar que somos capazes de tudo”, ressaltou uma das coordenadoras do Movimento Erê na Praça, Madalena Gomes. A instituição ficou responsável pela programação do dia.

Brincadeiras infantis, a exemplo de pula corda e amarelinha, além de distribuição de brindes e brinquedos fizeram a festa da criançada. Moradora de Alto de Coutos, Iraci Pereira de Jesus, 37 anos, levou seu filho, Iuri, 7 anos, para se divertir no Subúrbio 360. “Essa é uma manhã de sábado diferenciada. Poder trazê-lo para brincar à vontade ao lado de outros coleguinhas é uma oportunidade fundamental para o desenvolvimento dele”, celebrou.

Para a coordenadora do Núcleo Especial Apoio à Primeira Infância, Simone Café, as atividades do Dia do Brincar fecharam com chave de ouro as ações promovidas com este viés nos últimos dias.

“Foi uma alegria fechar a Semana do Brincar com a participação de tantas crianças e também de seus pais, que abraçaram nosso convite de brincar junto com seus filhos. Nossa intenção de promover essa ação foi aproximar a criança da natureza, dos espaços públicos, de outras crianças, para estimular a construção de vínculos sociais e o compartilhamento de saberes e novas descobertas. Tudo de forma livre e espontânea, como o brincar deve ser”, destacou.

Demais atividades – Na última quarta (25), a primeira ação, “De um brincar que ensina”, foi marcada pela visita de 20 crianças acolhidas no Lar Pérolas de Cristo, em Paripe, ao Parque dos Dinossauros, no Stiep. Já a segunda ação, na quinta (26), teve o tema “De um brincar mais próximo da natureza”, onde as crianças assistidas pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim visitaram o Jardim Botânico, em São Marcos, e participaram de atividades lúdicas e educativas.

Data – O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999 pela associação de brinquedotecas International Toy Library (ITLA), com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, é celebrada em mais de 40 países.

Fotos: Lucas Moura/Secom

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Leia Mais

Prefeitura realiza ação de limpeza de rio em Vilas do Atlântico

Leia Mais
Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Leia Mais
Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Leia Mais
Envie