Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Dia Internacional da Síndrome de Down: um giro pelos avanços

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

Aumento da expectativa de vida, melhores condições de saúde e o crescimento da inclusão social são algumas das conquistas

No início do mês, no dia 03, foi sancionado o projeto de lei que institui no calendário brasileiro o dia 21 de março como o Dia Nacional da Síndrome de Down, alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra.  A recente conquista é reflexo de uma série de vitórias alcançadas nos últimos anos com o auxílio de movimentos como a Apae. O trabalho desenvolvido na instituição contribui para a garantia dos direitos desse público e para uma melhor qualidade de vida.

Ana Pompeia, coordenadora de Assistência Social da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), salienta que as unidades apaeanas desempenham um papel importante nesse caminho de cuidados e inclusão. “Nós acolhemos, dialogamos e orientamos as famílias que possuem filhos com a síndrome, a fim de encaminhá-los para que tenham acesso às políticas públicas que têm direito”.

O primeiro passo trilhado pelas famílias após o diagnóstico da Síndrome de Down é o início do acompanhamento e das orientações.  Para Mary Makhoul, o avanço da medicina é uma conquista a ser destacada, pois colaborou e tem colaborado para a detecção precoce de problemas recorrentes daqueles que possuem a síndrome, como malformações cardíacas e gastrointestinais, problemas na visão, audição, na tireoide e com o diabetes. “As Apaes oferecem cuidados desde o nascimento dessas crianças e todo acompanhamento do seu desenvolvimento motor e intelectual”, afirma.

Makhoul conta que os cuidados com a saúde da pessoa com Síndrome de Down progrediram nos últimos 30 anos. “A expectativa de vida dessa população praticamente dobrou. Se no fim da década de 80 a média de vida era de 25 a 30 anos, hoje, a expectativa está na casa dos 60 e não para de crescer”, pontua Mary.

Outro pilar apontado como essencial na luta da pessoa com Síndrome de Down é a educação inclusiva. Kátia Leite, professora e coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes-BA, cita algumas vitórias alcançadas nos últimos anos, como a não exclusão de crianças com deficiência do ensino e a realização de adaptações de acordo com as necessidades individuais, além da criação do Atendimento Educacional Especializado – AEE, serviço oferecido pelas Apaes. “Ter uma sociedade mais inclusiva para essas pessoas torna a vivência mais fácil e mostra algo primordial: elas são capazes de aprender e ser o que quiserem”, afirma Kátia.

Melhorias também podem ser notadas na vida adulta da pessoa com Síndrome de Down, que têm tido mais espaços de participação na sociedade, no meio acadêmico e no mercado de trabalho. O Programa de Autogestão e Autodefensoria da Feapaes-BA, criado há 20 anos, contribui para esse movimento de inclusão de pessoas com a síndrome e com outras deficiências. É o que garante Eliana Rosa, coordenadora do projeto.  “Não tem como falar sobre eles sem primeiro ouvi-los. Hoje, os alunos fazem parte das decisões junto à diretoria executiva de todo o movimento apaeano”, conta Eliana.

Para a coordenadora, a iniciativa colaborou com uma mudança no olhar das pessoas em relação a esse grupo, pois cada vez mais eles têm sido vistos como sujeitos empoderados, com capacidade para tomar as próprias decisões e fazer escolhas. “Ainda temos muitas barreiras a derrubar, como o preconceito, para a total garantia de direitos, fazendo valer a Lei Brasileira de Inclusão, mas estamos avançando e dando vez e voz às pessoas com deficiência”, reforça Eliana.

Eliana, que é presidente da Apae de São Francisco do Conde, cita como exemplo o caso da atleta da Apae que ultrapassou barreiras e conquistou 3 medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Atletismo 2017(SP) – Iomar Barbosa se destacou nas categorias de arremesso de peso, arremesso de dardo e arremesso de disco.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.