Home Notícias Educação Dia dos Professores: confira os sete cursos gratuitos mais acessados pelos docentes
Educação

Dia dos Professores: confira os sete cursos gratuitos mais acessados pelos docentes

Envie
Default Featured Image
Envie

Uma das principais preocupações dos docentes é investir na formação continuada para garantir mais qualidade de ensino para seus estudantes. No Dia dos Professores, 15 de outubro, o Polo selecionou os sete cursos mais acessados por quem tem como ofício ensinar. Os percursos formativos preferidos são relacionados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mediação de leitura e letramento matemático.

Lançado em 2019 pelo Itaú Social, o Polo conta com mais de 100 mil inscritos em sua plataforma e os professores representam 40% dos cadastros. Destes, 38% são docentes de escolas públicas. As formações são desenvolvidas em parceria com instituições de referência na área de educação, oferecidas gratuitamente e certificadas.

“A frequência dos professores de escolas públicas brasileiras no Polo mostra o quanto os docentes estão dedicados em se aperfeiçoar e entregar o melhor para suas turmas. Ao analisar os cursos mais procurados, nota-se uma preocupação de terem suas práticas alinhadas às diretrizes gerais da educação brasileira, em incentivar a leitura na primeira infância para o desenvolvimento integral dos indivíduos e em trazer abordagens mais criativas para o ensino da matemática”, explica a coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni.

Conheça os sete cursos mais acessados

  1. Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil: com o objetivo de auxiliar na atualização das concepções e práticas da Educação Infantil alinhadas com a BNCC , o curso tem carga horária de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com o Avante.
  2. Infâncias e leituras: realizado em parceria com o Laboratório Emília de Formação, este curso de mediação de leitura propõe incentivar práticas de leituras do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. A carga horária é de 20 horas.
  3. Letramento matemático na educação infantil: busca apoiar os professores no planejamento de atividades pedagógicas significativas da matemática para crianças, considerando os campos de experiência da BNCC. Desenvolvido em parceria com a Nova Escola, tem duração de 10 horas.
  4. Leitura para bebês: visa compreender os benefícios da leitura na primeira infância. O curso aborda como os bebês podem se apropriar do universo literário no dia a dia da educação infantil. A formação tem duração de 10 horas, desenvolvida em parceria com a Nova Escola.
  5. Ensino híbrido na prática para docentes: tem por objetivo apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento da educação, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar. A carga horária é de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com a Sincroniza Educação.
  6. Conhecendo as Mentalidades Matemáticas: aborda a matemática na sala de aula de uma forma criativa, aguçando a curiosidade e o interesse dos estudantes. O curso, que tem duração de duas horas e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Sidarta, mostra como fazer uma abordagem da disciplina que vá além de procedimentos fechados e fórmulas que não se relacionam com a vida.
  7. Geometria e o letramento matemático: oferece um aprimoramento da didática sobre os fundamentos e conceitos básicos da geometria, propriedades das figuras planas e tridimensionais e conceitos de simetria e ângulos. A formação tem duração de 30 horas e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Singularidades.

Ferramenta auxilia na volta às aulas

Com o retorno presencial obrigatório das redes de ensino, profissionais de educação precisam de estratégias para a recuperação das aprendizagens.. Para apoiar neste desafio, o Polo, em parceria com o Instituto Reúna, oferece o percurso formativo Mapas de Foco da BNCC.

A ferramenta foi criada com foco no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, e busca identificar as aprendizagens e habilidades prioritárias para a criança neste cenário de volta às aulas presenciais. O percurso conta com sete oportunidades formativas e podem ser acessadas também por dirigentes municipais, gestores escolares e técnicos de secretarias.

Envie

RBN Stories