Home Notícias Economia Dia do Cliente: Dicas essenciais para aumentar as vendas
Economia

Dia do Cliente: Dicas essenciais para aumentar as vendas

Envie
Divulgação
Envie

Há 2 meses da Black Friday, Dia do Cliente promete movimentar o varejo nacional, mas foco e estratégia de marketing fideliza e atrai clientes ao longo de todo o ano

Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para os lojistas reforçarem a importância dos consumidores em seus negócios. No entanto, ao contrário do que muitos empresários e lojistas acreditam, as estratégias voltadas para agradar e fidelizar o cliente não devem ser exclusivas dessa data. Atitudes como um bom atendimento, promoções atraentes e uma experiência de compra de qualidade precisam fazer parte da rotina diária da loja. Afinal, o Dia do Cliente é todo dia, pois são os clientes que fazem o capital da loja girar.

1. Personalize o atendimento: Segundo Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, a maior rede de produtos naturais e a granel do Brasil, a personalização é uma das chaves para o sucesso. “Conhecer o cliente pelo nome, saber suas preferências e entender suas necessidades cria uma conexão genuína que se traduz em fidelidade. O atendimento personalizado precisa ser uma prática constante, e não só em datas especiais.”

2. Ofereça promoções atraentes: Edmar lembra que, embora as promoções sejam importantes, elas devem ser estratégicas e não apenas descontos aleatórios. “Uma boa promoção é aquela que faz sentido para o cliente. Combos de produtos ou brindes que complementem a compra são exemplos que utilizamos na Bio Mundo para agregar valor e incentivar a recompra.”

3. Invista na experiência digital: Com a digitalização em alta, é essencial que as lojas estejam preparadas para atender os clientes online todos os dias. “O ambiente digital é uma extensão da loja física. Na Bio Mundo, investimos em um site intuitivo e campanhas direcionadas nas redes sociais para manter os clientes engajados, seja qual for o canal de venda”, destaca Edmar.

4. Crie ações de fidelização: Edmar Mothé acredita firmemente no poder da fidelização para o crescimento sustentável de qualquer negócio. “Na Bio Mundo, nossos programas de fidelidade são pensados para criar um ciclo contínuo de recompra. O cliente fiel não só retorna, como também se torna um embaixador da marca, trazendo novos consumidores.”

5. Surpreenda com atendimento pós-venda: Edmar enfatiza que o relacionamento com o cliente não termina no ato da compra. “O atendimento pós-venda é crucial. Na Bio Mundo, sempre buscamos superar as expectativas, oferecendo suporte contínuo e ouvindo o feedback dos nossos clientes. Esse cuidado transforma uma simples venda em um relacionamento duradouro.”

6. Decore a loja e crie um ambiente acolhedor: Para Edmar, a ambientação da loja deve ser um reflexo do cuidado que se tem com o cliente. “Na Bio Mundo, investimos em um ambiente que não só acolhe, mas que também inspira o cliente a explorar mais. A decoração, aliada a um atendimento de excelência, cria uma experiência única que fideliza.”

7. Colete feedback e melhore continuamente: “O feedback do cliente é ouro”, afirma Edmar. “Escutar e aplicar as sugestões dos consumidores é um dos pilares que nos ajudou a crescer. Na Bio Mundo, fazemos isso constantemente para garantir que estamos sempre alinhados com as expectativas dos nossos clientes.”

Edmar Mothé começou sua carreira como vendedor porta a porta, aprendendo desde cedo o valor de ouvir e entender as necessidades dos clientes. Com essa experiência, ele fundou a Bio Mundo, guiado pela convicção de que o sucesso de qualquer negócio depende de colocar o cliente em primeiro lugar. “O cliente precisa sentir que sua opinião e necessidades são essenciais para a empresa. Não se trata apenas de vender um produto, mas de construir uma relação de confiança. É isso que faz a diferença no longo prazo”, afirma o CEO.

Empresário Carlinhos da Tupan será um dos homenageados pelo Prêmio Destaques do Ano – ACOMAC-PE
Empresário Carlinhos da Tupan será um dos homenageados pelo Prêmio Destaques do Ano – ACOMAC-PE
3 de outubro: Dia Nacional do Petróleo traz reflexões sobre os desafios e as oportunidades do setor
3 de outubro: Dia Nacional do Petróleo traz reflexões sobre os desafios e as oportunidades do setor
Outlet da Beleza chega à 4ª edição revelando tendências, produtos e serviços no RioMar Recife
Outlet da Beleza chega à 4ª edição revelando tendências, produtos e serviços no RioMar Recife
Ciclo de alta da Selic aumentará pedidos de recuperação judicial, projeta EXM Partners
Ciclo de alta da Selic aumentará pedidos de recuperação judicial, projeta EXM Partners
Brasil pode obter grau de investimento até 2026, diz Haddad
Brasil pode obter grau de investimento até 2026, diz Haddad
Envie