Especialista traz dicas e cuidados antes de investir
Mais de 10 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres, sendo que 52% delas são mães, de acordo com o Sebrae. Para muitas delas, o empreendedorismo é a grande oportunidade de ter mais tempo para se dedicar à família. E quando o desafio é abrir e gerir o negócio com os filhos? De acordo com Jaqueline Garcia, advogada, especialista em franchising, gestão estratégica e inovação, esse vínculo é a oportunidade para um aprendizado profundo, com muito comprometimento e afeto, e a franquia é uma porta de entrada bem interessante nesse sentido, pois envolve um modelo já testado e que cresce ano após ano.
– Cerca de 85% dos negócios são familiares. Muitos deles começam com mães que deixam suas profissões e/ou se reinventam para ficarem mais próximas de seus filhos, o que faz com que muitos comecem ou passem a ser tocados em família. Essa relação ampliada para o dia a dia do empreendimento gera uma experiência única, pois envolve também valores, sentimentos e ações bem característicos da maternidade: amor, afetividade, incentivo e orientação.
A especialista alerta que o primeiro passo é ter consciência de que uma franquia, assim como todo negócio, está sujeita a variações econômicas, sazonalidade e regionalidade.
Ela orienta também que a família faça um plano de negócios e uma avaliação sobre o capital de giro (aquele dinheiro necessário para pagar as contas até que o negócio comece a se pagar), mantendo uma reserva emergencial. Outra dica importante é pesquisar profundamente a rede, o suporte fornecido e seus resultados, além de solicitar ao franqueador a Circular de Oferta de Franquia (COF), que contém todas as informações necessárias sobre o negócio.
– Faça uma autoanálise para saber se possui o perfil adequado para atuar no segmento escolhido. Cuidado com o negócio da moda. Todo negócio precisa maturar. Fique atento, você não está comprando um sapato. Investirá num negócio onde ficará por um bom tempo e a relação deve ser a mais transparente e confortável possível – aconselha.
Conheça opções de franquias para empreender em família:
Dank Idiomas
É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. Os franqueados fazem a gestão do negócio e podem cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. A rede tem unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá.
Investimento inicial: a partir de R$ 8,5 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 9,5 mil
Prazo de retorno: até 18 meses
Site: https://www.dankidiomas.com.br/franquia-barata
VRD Gestão de Benefícios
Franqueadora de Seguros e Benefícios, a VRD Gestão de Benefícios está no mercado desde 2009 oferecendo soluções e consultoria na aquisição de seguros, planos de saúde, odonto, consórcios e cartões de benefícios, compondo um amplo leque com mais de 300 tipos de produtos. Fundada no Pará, a rede possui alcance nacional e disponibiliza três modelos de franquia: Home, Slim e Plus. Os franqueados contam com treinamentos online e presenciais, suporte e acompanhamento em todas as etapas da operação.
Investimento inicial: de R$ 23 mil a R$ 197 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 50 mil a R$ 150 mil
Prazo de retorno: de 7 a 13 meses (de acordo com o modelo de franquia)
Site: https://vrdseguros.com.br/franquia-vrd-seguros/
Ginástica do Cérebro
É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de diversas atividades que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. Os franqueados atuam como gestores da unidade, sendo fundamental haver uma pessoa responsável pelo comercial e, sendo ele o instrutor pedagógico, necessitará de um gestor. A empresa conta com 21 unidades em 11 estados. A novidade fica por conta da isenção da cobrança de royalties por parte da franqueadora.
Investimento inicial: R$ 65 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Site: https://franquia.ginasticadocerebro.com.br/
Majô Beauty Club
Única rede de franquias do Brasil que reúne, no mesmo espaço, a beleza do dia a dia e os tratamentos de estética avançados com um nível de qualidade diferenciado, a Majô Beauty Club é um clube de vantagens voltado a serviços e produtos de beleza e bem-estar. São mais de 130 mil atendimentos realizados e mais 200 procedimentos. A marca, que entrou no mercado em 2019 e já integra mais de 40 unidades pelo país, conta com três modelos de franquia: Slim, Standard e Premium.
Investimento inicial: de R$ 207 mil a R$ 497 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 62 mil a R$ 130 mil
Prazo de retorno: de 20 a 36 meses
Site: https://majobeautyclub.com.br/franquia/