A Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia iniciou a liberação de recursos da linha de crédito emergencial para enfrentamento à situação de calamidade pública nos munícipios do extremo sul. Procedimentos específicos foram adotados pela Desenbahia para operacionalizar o financiamento destinado a comerciantes e prestadores de serviços que foram atingidos pelas fortes chuvas. Cerca de 400 empreendedores da região já manifestaram interesse pelo crédito disponibilizado pelo governo do estado através da Desenbahia.

As concessões de financiamento da Desenbahia permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para financiamentos de até R$150 mil. O objetivo da Desenbahia é reduzir os impactos advindos deste cenário e apoiar os empreendedores com crédito autorizado pela Lei Nº 14.390/2021.

A equipe da Desenbahia chegou ao extremo sul da Bahia no dia 14 de dezembro – no município de Medeiros Neto – para reuniões com gestores públicos e visitas aos empreendimentos afetados e atendimento aos empresários, já com prospecção de demandas. Os Gerentes de Desenvolvimento de Negócios da Desenbahia continuam na região em atendimento permanente.

O comerciante Gabriel de Souza – que atua nos serviços de chaveiro, instalação de fechaduras e chave codificada – foi o primeiro a ter acesso ao crédito emergencial para investir no estabelecimento atingido pelas chuvas no centro de Medeiros Neto. O recurso poderá ser utilizado para capital de giro e na aquisição de material de trabalho. A empreendedora Adisonia Alves – que tem uma loja de utilidades – também teve financiamento liberado para adquirir móveis e mercadorias perdidas com a chuva e retomar as atividades em Medeiros Neto.

Assim, após dias de intenso trabalho local na região, uma força-tarefa em Salvador está atuando no redimensionamento dos sistemas, verificação de cadastro, confecção de contratos e procedimentos visando agilizar a liberação do crédito para os empreendedores atingidos pelas chuvas.



Fonte

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br