Uma das principais formas pelas quais os professores podem revolucionar a sala de aula e transformar os seus alunos em verdadeiros pesquisadores é estimulando a curiosidade deles.
O grande problema é que dentro do modelo de ensino tradicional, nem sempre se dá atenção a esse aspecto e para muitos educadores se torna difícil trazer modos de aprendizado que estimulem as novas gerações.
É verdade também que muitas vezes eles não possuem a liberdade necessária para isso, pois o sistema de educação no Brasil não traz essa flexibilidade.
Portanto, aqui vamos mostrar algumas dicas de como é possível estimular a curiosidade dos alunos para mudar de vez a realidade da sala de aula e fazer com que os estudantes passem a buscar mais conteúdos por si próprios.
Métodos que geram uma educação inovadora nas escolas
Uma das formas de revolucionar a sala de aula e transformar os alunos em pesquisadores é utilizar métodos inovadores de ensino.
A seguir, vamos falar mais sobre quais são os principais!
Método Montessoriano
O método montessoriano diz que a curiosidade natural é o que leva uma criança a aprender, mas para isso, ela precisa estar inserida dentro de um ambiente que seja satisfatoriamente instigante.
Sendo assim, o espaço para ensino das crianças deve ser preparado de modo que ela possa ter um acesso fácil aos livros, aos brinquedos e às várias ferramentas pedagógicas que lhe ajudem a aprender e, ao mesmo tempo, a preservação da ordem.
Portanto, um dos pilares desse método de aprendizado é colocar em prática a autonomia desse ser que está em formação, não à toa, os trabalhos manuais e as experiências de contato mais concretos com conceitos abstratos são estimulados.
Método Pestalozzi
Neste método, a ideia é que não se deve dar respostas prontas aos alunos, mas sim encorajar esses estudantes para que eles possam descobrir por si próprios.
Com isso, os estudantes podem aprender a observar, a pesquisar, a pensar, a julgar e a desenvolver o seu raciocínio de forma autônoma, sendo um modo de estimular a curiosidade deles.
Método Harkness
Com este método, você pode transformar a sua sala de aula em um verdadeiro espaço de conferência e assim gerar uma maior interação entre os estudantes.
Você pode colocá-los ao redor de uma mesa redonda na qual eles podem discutir e compartilhar seus conhecimentos e descobertas uns com os outros.
É uma maneira de despertar a curiosidade ao invés de apenas usar as tradicionais cadeiras em fileiras, ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico.
Veja também: Lousa interativa digital preço e as transformações no método de ensino.
Dicas para estimular a curiosidade na sala de aula
Use documentários e vídeos que sejam educativos
A utilização de vídeos educacionais e documentários educativos é uma ótima forma de desenvolver o interesse, engajar os alunos e ainda estimular a curiosidade deles em sala de aula.
Afinal, com esse método de ensino é possível deixar os alunos mais motivados e mais focados no conteúdo ao invés de simplesmente falar sobre o tema para eles ou fazê-los ler sem algo prático.
Os recursos audiovisuais possuem uma grande importância para aumentar a retenção das informações passadas aos estudantes.
É uma maneira de “transportar” os estudantes para o tema que está sendo discutido, o que vai estimular vários insights e permitir uma maior conexão com os conhecimentos prévios.
Uso da tecnologia em sala de aula
É impossível falarmos sobre como estimular a curiosidade para revolucionar a sala de aula e transformar os alunos em pesquisadores sem comentar sobre o uso da tecnologia
Nos dias de hoje, nos quais as crianças e os adolescentes já possuem, desde cedo, muito contato com aparelhos tecnológicos, usá-los a favor do ensino na sala de aula é algo fundamental.
Uma das ferramentas que mais ajudam a despertar a curiosidade são aquelas que estimulam a realidade virtual, como os óculos virtuais, mas nem sempre são acessíveis a todos.
O uso das lousas digitais interativas é uma outra opção para despertar a curiosidade dos alunos em sala.
Afinal, esse tipo de ferramenta permite que os alunos possam fazer pesquisas e visualizar os temas estudados de um modo mais prático, como ver desenhos do corpo humano mais realistas nas aulas de biologia, por exemplo.
Conclusão
Como você pode ver aqui, os professores devem buscar por formas de estimular a curiosidade dos alunos em sala para que eles tornem-se pesquisadores e busquem por mais conhecimento de forma autônoma.
Neste texto, nós mostramos alguns métodos que ajudam a estimular essa curiosidade, bem como dicas de como colocar isso em prática, como ao usar lousa interativa digital preço nas escolas.
O que achou do conteúdo de hoje sobre descobrir como a curiosidade pode revolucionar a sala de aula e transformar alunos em verdadeiros pesquisadores?