Conecte-se conosco

Beleza

Descubra cinco procedimentos estéticos realizados por dentistas

Publicado

em

Descubra cinco procedimentos estéticos realizados por dentistas

Já foi o tempo em que ser dentista se resumia a cuidar dos dentes e gengivas e, com a evolução da odontologia, a área de atuação do profissional é hoje bem mais ampla. A beleza do sorriso vai muito além de ter dentes bonitos, bem alinhados e gengivas saudáveis, pois a harmonia facial também é um quesito fundamental na construção de um belo sorriso. No entanto, é muito comum as pessoas terem dúvidas sobre quais são os procedimentos estéticos realizados por dentistas. O Dr. Paulo Zahr, fundador e presidente da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, separou e explicou alguns destes procedimentos.

  • Aplicação de botox – O botox já era utilizado com fins terapêuticos por dentistas para tratar problemas como bruxismo e DTM, mas, atualmente, a toxina botulínica já pode ser utilizada pelos profissionais odontólogos com objetivos exclusivamente estéticos. A substância é utilizada para corrigir o sorriso assimétrico, a depressão nos cantos da boca, as linhas de expressão e o sorriso gengival. Vale ressaltar que, apesar de ser um procedimento simples, a aplicação do botox pede conhecimentos técnicos para que proporcione os resultados desejados. A única contraindicação ao uso do produto é uma possível alergia à toxina. No mais, pessoas adultas de todas as idades podem recorrer ao procedimento.
  • Bichectomia – Este é um dos procedimentos estéticos realizados por dentistas mais procurados dentro das clínicas e consultórios. A bichectomia consiste na retirada de bolas de gordura das bochechas, conhecidas como bolas de Bichat. É indicado para quem tem um rosto muito arredondado e bochechas grandes e, depois da cirurgia, o paciente ganha um rosto mais fino e harmônico. Nas mulheres, a bichectomia causa o chamado efeito blush, pois deixa as maçãs do rosto mais evidentes.
  • Preenchimento com ácido hialurônico – O preenchimento com ácido hialurônico também pode ser realizado por dentistas, já que foi liberado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) há pouco tempo. O procedimento consiste no uso do ácido hialurônico para preencher rugas profundas em diversos pontos da face, como no bigode chinês e nas rugas de marionete. A substância também é utilizada para dar volume ao rosto e aos lábios. É indicado para pacientes com sinais de envelhecimento, como rugas profundas, ou para quem deseja mudar o contorno da face e o volume dos lábios.
  • Ancoragem esquelética – Esse procedimento tem finalidade, além de estética, funcional. O tratamento consiste em colocar pequenas placas na maxila e na mandíbula, com o objetivo de servir de âncora para o aparelho ortodôntico. A ancoragem, junto com o aparelho, busca corrigir a posição dos dentes e a mordida de forma mais rápida. Em casos mais severos, quando é necessário a realização de uma cirurgia ortognática, o uso dessa técnica pode ser o suficiente para dispensá-la.
  • Cirurgia plástica gengival – A cirurgia plástica gengival é indicada para pacientes que estão insatisfeitos com o tamanho, a cor ou o formato de suas gengivas, já que corrige imperfeições como o excesso de tecido, que é retirado com um bisturi e, depois, é feita a remodelação. No caso das gengivas pequenas ou retração gengival, é feito um enxerto com tecido retirado do próprio paciente. A cirurgia é realizada em consultório, sob anestesia local e não é demorado.

Vale ressaltar que, apesar de todos serem tratamentos não invasivos, é necessário escolher um profissional capacitado. Caso contrário, os resultados podem ser insatisfatórios e incorrer em prejuízos, tanto financeiros quanto em sua saúde.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *