Home Estilo e Vida “Descobrindo Talentos”: projeto da CCC alia arte e saúde
Estilo e Vida

“Descobrindo Talentos”: projeto da CCC alia arte e saúde

Envie
img-7888-3-1-gazeta24h.com.jpg
Envie

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atividades que envolvem artes como pintura, desenho e teatro são benéficas para a saúde física e mental e podem ser usadas para completar ou aprimorar protocolos de tratamento. Diante disso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), implantou o grupo “Descobrindo Talentos”, que promove a arte nas suas diversas formas, com atividades que envolvem música, teatro e dança. As atividades ocorrem semanalmente.

O objetivo do grupo é estimular, desenvolver, descobrir e enaltecer talentos escondidos em cada integrante da CCC, sejam eles cuidadores, pacientes ou profissionais. Entre um dos principais benefícios do grupo está a socialização, conforme explica a psicóloga da CCC, Hellany Gomes: “além de estimular a socialização, o participante tem a oportunidade de desenvolver vínculos afetivos e a criatividade, além de estimular a memória, atenção e concentração, assim como resgatar a autoconfiança e autoimagem, promover alegria, descontração, estimular a linguagem, a expressão e coordenação motora”, diz.

Segundo Ana Mota, terapeuta ocupacional da CCC, apesar de ter sido implantado há pouco tempo, o grupo já demonstra bons resultados. “Os pacientes estão bem engajados, alegres, desenvolvendo vínculos afetivos com outros pacientes, cuidadores e profissionais, além de haver uma boa estimulação das funções psíquicas”, explica.

Mauristákio Coelho, 51, é paciente da CCC e pela primeira vez participa de um grupo de teatro. O sentimento é de alegria. “Interpretar um personagem está sendo uma experiência prazerosa”, diz.

Josivânia Gomes, 33, também está vivendo a experiência pela primeira vez. “Interpretar um papel está sendo desafiador, mas acho que tenho talento”, comenta, aos risos.

E o grupo “Descobrindo Talentos” está em plena montagem de um espetáculo. Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em outubro, os pacientes envolvidos no projeto irão interpretar a peça “O Circo do Seu Bolacha”. A apresentação acontecerá no auditório do equipamento de saúde no dia dez de outubro, a partir das 16h.

A integrante Andrielle Maria, 27, diz que já viveu a experiência do teatro, mas conta fazer parte da montagem está sendo gratificante, por proporcionar novas amizades. “Eu fiz teatro há três anos. O que eu mais estou gostando é da união que está sendo proporcionada entre o grupo. Além disso, também nos divertimos muito”, complementa.

Inspirada no luxo artesanal de Loro Piana e Chloé, marca brasileira cria campanha digital para valorizar o feito à mão

Inspirada no luxo artesanal de Loro Piana e Chloé, marca brasileira cria campanha digital para valorizar o feito à mão

Leia Mais
Fim do ensino noturno em escola estadual impacta 900 alunos em São Paulo

Fim do ensino noturno em escola estadual impacta 900 alunos em São Paulo

Leia Mais
Como usar o Dia das Crianças para despertar interesse por atividades físicas?

Como usar o Dia das Crianças para despertar interesse por atividades físicas?

Leia Mais
Esposa do ex-pagodeiro Waguinho revela que teve que perdoar traições

Esposa do ex-pagodeiro Waguinho revela que teve que perdoar traições

Leia Mais
Influenciadora passa por cirurgia para retirada da chamada “veia saltada”; entenda o procedimento

Influenciadora passa por cirurgia para retirada da chamada “veia saltada”; entenda o procedimento

Leia Mais
Envie