Home Estilo e Vida PET Depressão canina: saiba como identificar e tratar a doença
PETSaúde

Depressão canina: saiba como identificar e tratar a doença

Envie
Cachorro triste olhando a rua pela janela
Créditos: iStock
Envie

Falta de apetite, apatia e perda de peso podem estar ligados a fatores emocionais dos cães

A amizade entre seres humanos e cachorros data de muito tempo. Se hoje podemos contar com esses animais em nosso convívio, é porque essa relação vem sendo trabalhada há muitos anos.

No passado, os cachorros eram utilizados em caçadas e na segurança de territórios. Atualmente, no entanto, eles são considerados o animal de estimação mais popular do mundo, servindo como companhia e amigo para todas as horas.

Com tanta proximidade, mudanças de humor e nas atividades dos cachorros podem ser notadas por seus tutores. Se essa alteração de humor persistir por um longo período, pode ser um sinal de depressão canina. Mas como identificar e tratar a depressão em cachorros? 

Confira abaixo algumas dicas para ter o diagnóstico e saber como trazer de volta a alegria para seus amigos de quatro patas:

 

O que é a depressão canina?

A depressão canina é o nome dado a um conjunto de sintomas que podem aparecer quando há uma mudança significativa na vida do pet. Isso pode estar relacionado a um distanciamento de um dos tutores, a perda de um outro companheiro animal ou por outros fatores.

Ao notar mudanças no comportamento e bem-estar do seu cãozinho, é importante procurar um profissional veterinário para descartar outras doenças. Mas, normalmente, a depressão canina pode envolver a apatia, letargia, perda de apetite, isolamento, mudanças nos hábitos do sono e um comportamento mais destrutivo.

Anote quais são os sintomas e a frequência, assim como o momento em que eles apareceram e se aconteceram depois de algum fato que pode ter sido marcante para o animal. Essas informações são importantes para que o veterinário consiga encontrar o melhor diagnóstico.

 

Como tratar a depressão canina?

O primeiro passo para o tratamento é levar o animal a um veterinário e fazer exames para descartar outros diagnósticos, como a presença de parasitas ou até mesmo por falta de vitaminas e outros nutrientes.

Especialistas em comportamento animal também costumam realizar atendimentos de terapia comportamental para cães com algum nível de depressão. Isso pode incluir exercícios físicos e o uso de estímulos positivos.

Inserir diferentes tipos de brinquedos para cachorro nas atividades pode ser um bom estímulo ao animal. É importante que estejam sempre acompanhados dos tutores para que possam oferecer mais carinho e companhia ao cão deprimido.

Em casos mais graves, pode ser necessário utilizar medicamentos que ajudam a estabilizar o humor e despertar o ânimo nos cachorros.

Inscreva-se para receber notícias sobre PET

Envie

RBN Stories