0

O sorteio de cidadãos para deliberação e tomada de decisão política é umas das formas mais promissoras da atualidade para colocar as pessoas no centro do poder e soprar vida nova nas democracias, para muito além do voto. Nesta terça-feira (23/2), Brett Hannig, fundador da Sortition Foundation, um dos maiores especialistas e defensores dessa inovação democrática no mundo, fala sobre sua visão e experiências em um webinário aberto à participação do público.

Hannig será acompanhado na conversa pela cofundadora do Delibera Brasil, Sílvia Cervellini. O webinário faz parte da iniciativa Decidadania, que forma e articula 10 OSCs brasileiras para a promoção da deliberação cidadã por sorteio no país.

O evento será às 15h no perfil do YouTube do Delibera Brasil, mas a participação deve ser antes confirmada por uma inscrição. Clique aqui para fazer a inscrição.

Cada vez mais presente na vida política de países europeus, no Canadá e na Austrália, o sorteio cívico consiste em selecionar de forma aleatória na população um grupo representativo para deliberar sobre um problema da comunidade, cidade, país ou mundo. Este grupo interage com especialistas e porta-vozes das diferentes posições envolvidas, troca argumentos e constrói consensos, com apoio de facilitadores independentes. Ao final, produz um relatório com suas recomendações para ajudar na solução do problema.

“Aqui no Brasil já tivemos experiências bem sucedidas em Ilhéus, São Paulo e Fortaleza. Hannig é um dos grandes especialistas no tema e a expectativa é que ele nos mostre a vanguarda do sorteio cidadão”, afirma Cervellini.

centralrbn

Fintech oferece novidades para o mercado e cresce durante a crise

Artigo anterior

Márcio Lui compartilha dicas para o dia do esportista

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias