Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Defesa de ex-ministro é questionada após fornecer senhas incorretas à Polícia Federal

Publicado

em

Por

Defesa de ex-ministro é questionada após fornecer senhas incorretas à Polícia Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal (DF), Anderson Torres, teve dois pedidos de habeas corpus negados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, nesta sexta-feira (28). Torres está preso preventivamente desde o dia 14 de janeiro por força de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Torres é suspeito de ter se omitido diante dos atos antidemocráticos daquele dia, pois era responsável pela segurança da capital, mas havia tirado férias e viajado para a Flórida, nos Estados Unidos, dois dias antes dos episódios de vandalismo.

A defesa de Torres recorreu novamente ao STF após a negativa de Moraes na última segunda-feira (25), alegando risco de suicídio pelo ex-ministro, que estaria manifestando “desânimo com a manutenção de sua vida”. No entanto, Barroso rejeitou o pedido por questões processuais, sem analisar os argumentos da defesa.

Moraes, por sua vez, deu 48 horas para que a defesa de Torres esclareça por que foram fornecidas senhas incorretas para a Polícia Federal (PF), que quer acessar o serviço de nuvem utilizado por ele. De acordo com a PF, “nenhuma das senhas fornecidas estava correta, o que inviabilizou a extração dos dados armazenados no serviço”. Torres não entregou seu celular às autoridades e alegou tê-lo perdido durante sua estadia nos Estados Unidos. Ele não se encontrava com o celular quando foi preso logo após desembarcar no Brasil. Os investigadores tentam acesso à nuvem de dados de Torres, onde esperam encontrar arquivos que auxiliem na apuração sobre a suposta participação ou omissão do então secretário nos atos golpistas.

Barroso destacou em sua decisão que a jurisprudência é sólida no sentido de que não cabe apresentar habeas corpus contra decisão monocrática de algum dos ministros do STF. Por isso, o processo foi julgado extinto, sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita.

Fonte: Agência Brasil

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

#BrazilsBest Institute /divulgação Leia Mais

Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.