Home Notícias Internacional Decreto cria Embaixada do Brasil em Manama, capital do Bahrein
Internacional

Decreto cria Embaixada do Brasil em Manama, capital do Bahrein

Envie
Default Featured Image
Envie

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (20) cria a Embaixada do Brasil no Reino do Bahrein – país insular que fica no Golfo Pérsico, Oriente Médio, próximo a nações como Kuwait, Catar e Arábia Saudita. A representação brasileira ficará sediada em Manama, capital do país árabe. Até então, o Bahrein era representado, cumulativamente, pela Embaixada do Brasil no Kuwait.

O Bahrein possui embaixada no Brasil, sediada em Brasília, desde 2018. As relações diplomáticas entre os dois países se estabeleceram em 1974. 

Segundo o governo federal, a abertura de missão diplomática em Manama contribuirá para a promoção da cooperação econômico-comercial entre os dois países. A corrente de comércio bilateral é a sexta maior do Brasil com um país árabe do Oriente Médio.

A pauta exportadora brasileira para o Bahrein é concentrada em minérios, produtos químicos, ferro, aço e combustíveis minerais, que representam em torno de 90% do valor exportado. O agronegócio representa entre 8% e 9% do valor exportado, a maior parte em carnes. 

“A presença de embaixada residente do Brasil na capital bahreinita facilitará a interlocução empresarial entre os dois países, contribuirá para a coordenação regional de atividades de promoção comercial e de atração de investimentos e pode favorecer a atuação local dos demais órgãos brasileiros envolvidos em atividades dessa natureza, como a Apex-Brasil. As tratativas em torno de protocolos e certificados também se beneficiarão da instalação da missão em Manama”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República, em comunicado.

Acordo aéreo

O presidente Jair Bolsonaro também promulgou um acordo sobre serviços aéreos com Bahrein nesta quarta. O texto já havia passado pelo Congresso Nacional. De modo geral, o acordo concede o direito de ambos os países venderem e comercializarem serviços de transporte aéreo internacional, diretamente ou por meio de agentes ou outros intermediários, incluindo o direito de estabelecer seus próprios escritórios, tanto como empresa operadora como não operadora, e usar documentação própria de transporte.

Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Link

Influencer trans revela seu ritual íntimo: sempre usa lingeries da Skims no primeiro encontro — e garante que nunca falhou

Influencer trans revela seu ritual íntimo: sempre usa lingeries da Skims no primeiro encontro — e garante que nunca falhou

Leia Mais
Israel matou mais jornalistas que qualquer guerra da história mundial

Israel matou mais jornalistas que qualquer guerra da história mundial

Leia Mais
Lançamento da SpaceX reabre esperança de voos tripulados para a Lua

Lançamento da SpaceX reabre esperança de voos tripulados para a Lua

Leia Mais
Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Leia Mais
Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

Leia Mais
Envie