A organização social De Peito Aberto (DPA) lançou o Projeto “Ocupa Cinema”, uma iniciativa que une cultura e educação como ferramentas de transformação social. O evento foi realizado nessa segunda-feira (15/9), no Centro Municipal de Educação Integral e Integrada, aqui em Santa Luzia, e contou com a presença da atriz Juliane Araújo, idealizadora da iniciativa, além do secretário municipal de educação, Heverton Ferreira, do diretor da D’Granel, David Lopes, da diretora da escola, Tânia Silva, e de diretores de outras escolas do município.
O Projeto Ocupa Cinema busca democratizar o acesso à cultura audiovisual, promovendo oficinas, exibições e atividades formativas que aproximam a comunidade do universo do cinema, ampliando horizontes e inspirando novas trajetórias.
Serão beneficiados 49 jovens em Santa Luzia. Eles terão a oportunidade de frequentar aulas de linguagem cinematográfica, de roteiro, direção de arte, introdução ao som, entre outras. Cada participante, recebeu, de forma gratuita, camisa e mochila do projeto, que serão utilizados durante as atividades.
Juliane Araújo contou sobre a origem do projeto. “O Ocupa nasceu em 2017, no Rio de Janeiro, com uma missão: usar a arte como ferramenta de transformação. No começo, foi o teatro que abriu esse espaço. Hoje, é o cinema que amplia esse olhar e cria possibilidades de aprendizado e expressão. Logo, o Ocupa Cinema é um espaço de aprendizado, de criação e de convivência. Ele foi pensado para que o aluno tenha contato com a linguagem do cinema de uma forma acessível, prática e transformadora”, explicou a artista.
O diretor presidente da DPA, Wenceslau Madeira, comemorou o início do projeto. “Estou emocionado com o lançamento do Ocupa Cinema. A De Peito Aberto é uma instituição pioneira e, hoje, mais uma vez inovamos. Agora, levando um projeto de áudio visual para quem mais precisa”, disse.
Estamos muito felizes em realizar o Ocupa Cinema no Centro Municipal de Educação Integral, envolvendo estudantes de cinco escolas da cidade que hoje compõem o Centro. Ao longo de 12 meses, esses alunos terão a oportunidade de participar de oficinas de cinema, leitura, literatura e expressão corporal, vivenciando uma experiência única de criação artística. O projeto reforça a essência da escola em tempo integral, que é formar o estudante de maneira completa. E, com previsão para agosto de 2026, teremos a exibição de um curta-metragem produzido por eles, aberto a toda a cidade, mostrando o protagonismo dos nossos estudantes e a força da arte por meio da educação, afirmou o secretário de Educação, Heverton Ferreira.
O Ocupa Cinema é realizado pela De Peito Aberto (DPA) com patrocínio da D’Granel, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria de Educação.