DE GRAÇA E ON-LINE - DIA DAS CRIANÇAS - ESCRITORA GISELA DE CASTRO LANÇA "O LIVRO DAS CAPITAIS"
0

Geografia, poesia e música estão juntas em mais uma iniciativa da Zucca Produções: a plataforma O LIVRO DAS CAPITAIS, que será lançada no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, já com quatro indicações no festival Rio WebFest 2021. O projeto é resultado do mestrado profissional da escritora e atriz Gisela de Castro, dentro do Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). A plataforma é um desdobramento do livro-quebra-cabeça UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, escrito pela própria Gisela, produzido pela Zucca Produções e lançado pela editora Zucca Books em 2019.

www.olivrodascapitais.com.br

O LIVRO DAS CAPITAIS é um videolivro interativo em forma de plataforma multimídia online, composta por conteúdos interativos e vídeos com contação das histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, narradas pela multiartista Gisela de Castro, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto propõe o uso de novas mídias e tecnologias digitais para a difusão e promoção da cultura brasileira, com abordagem por diversas áreas do conhecimento, de geografia a literatura, passando por música, design, artes visuais, audiovisual e jogos. Todo o conteúdo registrado, desenvolvido, reunido e disponibilizado no site é de acesso gratuito e livre.

O videolivro online recebeu 4 indicações no festival internacional Rio WebFest 2021 nas seguintes categorias: Melhor Série Educacional; Melhor Performance (Não Ficção); Melhor Ideia Original; Melhor Série Brasileira; além de estar concorrendo ao voto popular no site do festival (https://riowebfest.net/pt-br/voto-popular/ )

A plataforma é um desdobramento da proposta “UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – MANUTENÇÃO (2ª edição, oficinas e vídeos)”, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ 2020 e que, desta forma, contou com o patrocínio do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Aldir Blanc. O megaprojeto – envolvendo a segunda edição do livro, oficinas e vídeos, além da plataforma – é da Zucca Produções, empresa com 18 anos de estrada na área artística e cultural.

A autora está radiante! “O projeto foi uma grande surpresa! Ele nasceu do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS, que lancei em 2019. Quando vi que existia pouco maerial audiovisual com acessibilidade para surdos, tive a ideia de transformá-lo numa plataforma interativa e o site acabou virando um videolivro! Atualmente, temos muitos audiolivros disponíveis no mercado, que atendem a um público deficiente visual, mas há pouco material como esse para o público surdo. Então, achei que seria uma oportunidade para lançar a plataforma dessa maneira, ajudando os estudantes a entenderem a cartografia brasileira de forma lúdica. O projeto ainda está sendo desenvolvido para uma outra via, com interatividade sensível para ajudar estudantes com dislexia a melhorarem seus processos de leitura. O livro com interações sensitivas está em desenvolvimento por meio de pesquisas com a equipe do professor Joel Santos”, empolga-se Gisela.

Todas as atividades do projeto tiveram como origem o livro de Gisela de Castro, selecionado para fazer parte dos Catálogos de Bolonha e AEILIJ (2020), tendo recebido Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil no Concurso Internacional de Literatura 2019, da União Brasileira de Escritores do RJ e foi finalista do Prêmio Jabuti 2020, na categoria juvenil.

DE GRAÇA E ON-LINE - DIA DAS CRIANÇAS - ESCRITORA GISELA DE CASTRO LANÇA "O LIVRO DAS CAPITAIS"

A IDEIA

A escritora, atriz, contadora de histórias, editora, produtora cultural e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Gisela de Castro, resolveu juntar uma equipe multidisciplinar, envolvendo pessoas de diferentes faixas etárias e com formações diversas, a fim de criar uma plataforma interativa, com as histórias do livro UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS – na verdade, são cinco livros, um para cada região do país, que juntos formam o mapa do Brasil como um quebra-cabeça –, apresentando a narração dos conteúdos, em vídeo, com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O objetivo de construir o videolivro interativo em forma de plataforma online era disponibilizar e democratizar o acesso ao projeto, em que o público poderia montar sua própria trajetória de navegação e se divertir com os mapas e as histórias de cada região.

 

COMO FUNCIONA

Assim surgiu o site www.olivrodascapitais.com.br como uma plataforma interativa, especialmente para crianças, jovens e educadores. Nele, cada usuário percorre O LIVRO DAS CAPITAIS a partir de uma trajetória única, por meio de hiperlinks que ligam os conteúdos de cada uma das cinco regiões do Brasil, representadas por recortes gráficos que sugerem as fronteiras geográficas do país, de forma animada e interativa. Os mapas, que brincam com a geografia a partir de elementos visuais fragmentados, extraídos das ilustrações do livro original, oferecem múltiplas possibilidades de “viajar” através das histórias ficcionais de cada capital brasileira.

A partir do mapa do Brasil subdividido nas cinco macrorregiões, cada uma “clicável” e levando para novos mapas com os estados brasileiros, o usuário monta seu passeio, escolhendo qual das 27 cidades vai visitar, em que ordem e espaço de tempo:

– três cidades na Região Sul – Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul);

– quatro cidades na Região Sudeste – Belo Horizonte (Minas Gerais), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Paulo (São Paulo) e Vitória (Espírito Santo);

– quatro cidades na Região Centro-Oeste – Brasília (capital do País e sede do Distrito Federal), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Cuiabá (Mato Grosso) e Goiânia (Goiás);

– nove cidades da Região Nordeste – Aracaju (Sergipe), Fortaleza (Ceará), João Pessoa (Paraíba), Maceió (Alagoas), Natal (Rio Grande do Norte), Recife (Pernambuco), Salvador (Bahia), São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí); e

– sete cidades da Região Norte – Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre).

Disponibilizada de forma gratuita e livre para todos os públicos, a plataforma serve como uma proposta divertida de entrar em contato com a geografia do país e procurar pistas sobre a diversidade da cultura brasileira.

Crédito das fotos: Sabrina Paz

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar