Conecte-se conosco

Lançamento

Danilo Gusmão lança EP audiovisual “Poema”

Publicado

em

O cantor e compositor paulistano Danilo Gusmão traduziu a poética de suas letras em uma sonoridade ao mesmo tempo clássica e contemporânea com o álbum “OGÓ”. Agora, ele reinterpreta o repertório em um álbum audiovisual a ser lançado em quatro EPs temáticos. A segunda parte é “Poema”, focada no poder transformador da arte e das palavras. As músicas estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e os vídeos, no canal de YouTube do artista.

Assista a “Poema”: https://youtu.be/KaIPP095Pzo

Ouça “Poema”: https://smarturl.it/PoemaDaniloGusmao

Os vídeos foram registrados nas ruínas de uma escola abandonada na Vila Maria Zélia, tomada de plantas, árvores, musgo e objetos abandonados. “A ideia foi trazer imagens que ressignificam o espaço e lhe propõem um procedimento semelhante ao que a poesia faz às palavras, realçando sua potência metafórica, sonora e inventiva, recriando-as e tornando-as fontes de significados inéditos e mundos por vir”, reflete o artista.

O projeto “OGÓ – um álbum visual em quatro atos” tem apoio do ProAC e foi imaginado como uma turnê de 8 apresentações, inviabilizadas pela pandemia. Diante das recomendações de saúde, o espetáculo foi reestruturado para um formato em vídeo. As canções de “OGÓ” foram regravadas com os novos arranjos elaborados para o show, incluindo quatro inéditas.

“O intento inicial do projeto de aproximar artista e público se reconfigurou, mas o desejo de potencializar a criação artística como forma de luta cotidiana contra sistemas de opressão e em favor das coletividades possíveis se manteve, ainda mais emergencialmente diante do necessário distanciamento a que fomos submetidos”, analisa Danilo.

Cada EP reorganizará tematicamente as canções do primeiro álbum em novos arranjos estruturados para o espetáculo que não pôde estrear devido ao isolamento social. O primeiro, “Peleja”, reúne faixas de inspiração política e social em um diálogo potente com o atual cenário nacional. O segundo fragmento é “Poema”, é um respiro no meio desse projeto.

Assista a “Peleja”: https://youtu.be/7T9FrS8BS2I

“‘Poema’ traz canções que se estruturam sobre um eixo mais íntimo da minha composição, permeando emoções mais profundas, em combinação com experimentações poéticas mais explícitas. Como escritor, pareceu-me necessário organizar um dos eixos do álbum visual com foco na poesia e esse eixo acabou se aproximando das canções mais subjetivas e pessoais de OGÓ. Esse segundo ato é quase um contraponto ao primeiro apresentado. Enquanto este tinha maior sisudez em sua ‘Peleja’ e comprometimento com uma visão de coletivo e sentimento de um povo, aquele traz uma ambiência mais leve e acolhedora, mais próxima da subjetividade e da identificação íntima com quem ouvir”, explica Gusmão.

O terceiro EP, “Aqui”, fala sobre a materialidade daquilo que é transcendental. E o último, “Além”, para abrir o ano de 2021, pede a benção de Exu e todas as forças e conjura novas possibilidades por meio da música.

A primeira encarnação de “OGÓ” foi realizada de forma independente por Danilo Gusmão e viabilizada por meio de um financiamento coletivo. Em sua nova interpretação, o disco entrega outros caminhos criativos do artista, que já prepara novas composições inéditas.

“OGÓ – um álbum visual em quatro atos” sairá, por fim, em formato de álbum, nas principais plataformas digitais. Cada um dos quatro fragmentos será lançado em vídeo durante lives com convidados especiais, que posteriormente se tornarão podcasts.

Assista a “Poema”: https://youtu.be/KaIPP095Pzo

Ouça “Poema”: https://smarturl.it/PoemaDaniloGusmao

Crédito: Mayara Rios

Ficha técnica

Direção – Luiz Fernando Marques

Direção de fotografia – Luiza Calagian

Montagem – Ayrton Paul

Cenografia – Anaís Karenin

Figurinos – Jucélia da Silva

Confecção – Carmel Modista

Cabelo – Vinicius

Luz – Dimitri Luppi Slavov

Iluminador associado – Douglas de Amorim

Assistente de luz – Paloma Dantas

Produção executiva – Julia Terin

Produção – Joice Portes

Assistência técnica – Roberto Oliveira

 

Todas as faixas foram gravadas no Juá Estúdio

Técnico de gravação – Alencar Martins

Mixagem e masterização – André Magalhães

Redes sociais – Menu da música

Assessoria de imprensa – Build Up

 

Musicistas:

poema

1. Casa (letra e música de Danilo Gusmão)

– Danilo Gusmão (violão e voz), Anderson Nogueira (baixo), Franja (bateria), Viviane Pinheiro (piano) e Cintia Matsuda (clarinete)

2. Maria (letra e música de Danilo Gusmão)

– Danilo Gusmão (violão e voz), Anderson Nogueira (baixo), Franja (bateria), Viviane Pinheiro (piano), Carol Cristina (coro), Juliana Araújo (coro), Camila Adriano (coro), Cintia Matsuda (clarinete) e Raphael Cortezi (violão)

3. Junho (letra e música de Danilo Gusmão)

– Danilo Gusmão (violão e voz)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA