Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Cursos da área da saúde são os mais procurados entre os jovens durante a pandemia

Publicado

em

Default Featured Image

Atuação de profissionais da área da saúde tem sido inspiração para muitos vestibulandos 

Desde o começo da pandemia, os profissionais da área da saúde têm atuado na linha de frente para combater o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Com hospitais lotados, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem têm fornecido atendimento digno para milhares de pacientes e têm salvado incontáveis vidas. No entanto, com a alta exposição ao vírus, essas pessoas têm mais chances de serem contaminadas. Não é por acaso que mais de cinco mil trabalhadores da área foram infectados e não resistiram à Covid-19.

Biomedicina, farmácia e enfermagem são algumas das opções

Seguir carreira na área da saúde é considerada uma escolha nobre, mas, desde a pandemia, os profissionais dessa área que têm atuado na linha de frente se tornaram verdadeiros heróis. Agora, a população acompanha esses homens e mulheres corajosos arriscando suas vidas pelos outros (às vezes, sem o equipamento de proteção necessário), enquanto se isolam de suas próprias famílias para fazê-lo. Nas matérias de telejornais, seus rostos revelam cansaço, mas, principalmente, determinação.

Esses registros elevaram os profissionais da área da saúde a novos patamares, além de inspirar uma nova geração a se juntar a eles. Jovens que estão saindo do ensino médio e vão prestar vestibular têm optado por uma carreira na área da saúde. Segundo a pesquisa “Coronavírus e Ensino Superior: O Que Pensam os Alunos”, realizada pelo Educa Insights, o curso de enfermagem é o mais procurado nas universidades e faculdades particulares brasileiras. Além da enfermagem, o curso de biomedicina também está no topo do ranking.

Logo no começo da pandemia, houve uma preocupação com a formação desses profissionais, por conta das medidas restritivas, que impossibilitaram as aulas presenciais. Como esses cursos majoritariamente exigem atividades práticas em laboratório, foi necessário se adaptar à nova realidade. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) permitiram aos alunos assistir às aulas e não interromper o aprendizado. Agora, com a vacinação avançando pelo país, algumas instituições voltaram a funcionar de forma presencial.

O mercado de trabalho para os profissionais da área da saúde está crescendo. Além de atuar no dia a dia de hospitais e clínicas, tratando diretamente os pacientes, eles também estão presentes no ambiente acadêmico, como pesquisadores e professores, contribuindo para a ciência brasileira. Aliás, a pandemia também mostrou como os cientistas são importantes para a preservação das nossas vidas. A produção de vacinas contra o novo coronavírus em tempo recorde é a prova disso.

divulgação Leia Mais

Beti Rozen será uma das representantes da literatura brasileira na 7ª edição do Focus Brasil

Frigelar Leia Mais

As cidades mais quentes do Brasil: calor impulsiona demanda por climatização

OBS - Crédito fotográfico Maya Boaretto Leia Mais

Teatro Fashion Mall recebe a Orquestra Brasileira de Sapateado com o espetáculo “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais”

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween Leia Mais

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween

FertiSystem Leia Mais

Grupo com forte DNA no agro amplia protagonismo em gestão de pessoas com prêmios em 2025

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.