O curso de Publicidade e Propaganda da UNIFACS Feira de Santana obteve a classificação máxima no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). O conceito de 1 a 5, é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O curso da UNIFACS recebeu nota 5, reforçando a qualidade e o histórico da graduação da instituição.
Conforme o MEC, os cursos com conceito 5 são considerados cursos de excelência, vistos como referência pelos demais. O conceito também serve como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.
Para o professor Ramon Luz, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, o conceito é um marco na história do curso, mas garante que a nota máxima é fruto da estruturação, principalmente pelos laboratórios e o corpo docente.
“A atribuição da nota é dada por alguns fatores. Temos uma infraestrutura que oferece condições ao aluno de pensar para além da sala de aula, além do modelo de ensino inovador por unidade curricular, e isso traz um diferencial para o curso, porque o aluno consegue se envolver mais com as atividades profissionais. Os professores possuem currículos primorosos e vivência de mercado, trazendo suas experiências na comunicação, fazendo com que os alunos tenham uma qualidade acadêmica que aumenta o nível de preparação para o mercado. Nossos alunos também são muito engajados, participam e promovem atividades e eventos, sendo também um diferencial para conquistarmos essa nota”, destacou Ramon.
A nota abre caminhos para os alunos, segundo o professor. Demonstrando a qualidade reconhecida pelo MEC, como um selo de certificação para os futuros profissionais.
“O conceito máximo abre portas, é um carimbo e uma certificação que vai ajudar aos alunos a se colorem no mercado de trabalho. O curso tem qualidade de ensino, isso mostra que os profissionais aprenderam mais e sabem mais e vão conseguir se inserir no mercado, entrar numa empresa ou empreender de forma diferenciada”, finalizou ele.
Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, o conceito foi atribuído após uma avaliação feita por uma comissão que visitou a instituição, comprovando a qualidade de ensino e estrutura da UNIFACS, demonstrando que a universidade possui as características que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência.