Home Entretenimento Cultura Cultura no Centro e nas periferias: Dança, música, contação de história, teatro e circo são destaques de programação cultural gratuita na Capital
Cultura

Cultura no Centro e nas periferias: Dança, música, contação de história, teatro e circo são destaques de programação cultural gratuita na Capital

Envie
Envie

Espetáculo de Dança ATO, com Cia Fragmento de Dança. Crédito: divulgação Fluxo SP

Equipamentos públicos da cidade de São Paulo realizam apresentações artísticas para todos os públicos neste fim de semana

A partir desta quarta-feira (3) e ao longo do fim de semana, o projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento promove apresentações gratuitas de dança, teatro, circo, contação de histórias e música em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Entre 04 e 07 de setembro, os grupos selecionados por meio de edital marcam presença nas regiões Norte, Leste, Oeste e Centro da capital paulista.

Na quinta (4), a Zona Leste recebe espetáculo de circo para crianças e o Centro da cidade conta com música que mistura dança e poesia, com IYÁLÓDES. Já na sexta (5) tem contação de histórias com trilha sonora ao vivo.

A programação do sábado (6) conta com o grupo Samba de Moça Só, que leva a representação das mulheres do samba para o Centro. Também na região central e no sábado tem espetáculo musical que valoriza a cultura de pessoas refugiadas no país, além de sarau-show e mistura de rap e jazz na Zona Leste, Cantora Clara e apresentação de dança na Zona Oeste, e teatro infantil com história ancestral na Zona Norte.

O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo – houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.

Confira a programação do período entre 04 e 07/09

CIRCO
De Férias com Omar
Quinta, 04/8, às 14h
Centro Cultural São Rafael (Zona Leste)

Federica e Turipi trabalham há muito tempo nas ruas, vivendo da cultura do chapéu com a Kombi Cremosa. Em meio a reviravoltas, os dois decidem tirar férias na praia, mudando o rumo desta história divertida e inspiradora, cheia de aventuras e desventuras à beira-mar.

MÚSICA
IYÁLÓDES
Quinta, 04/8, às 19h
Centro Cultural Olido (Centro)

Um espetáculo com multilinguagens que usa a música como linha condutora entre o corpo, o canto, a dança, a poesia e a oralidade. O repertório que apresenta um discurso ativista em prol do feminismo negro e cria diálogos com um público diverso.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Contos do Baú Esquecido
Sexta, 05/09, às 10h
Centro Cultural Guaianases (Zona Leste)

A atividade convida o público a mergulhar em contos autorais inspirados na cultura popular brasileira, em uma contação sensorial com trilha sonora ao vivo, objetos naturais e uma ambientação poética.

MÚSICA
Samba de Moça Só
Sábado, 06/9, às 15h
Centro Cultural Olido (Centro)
Samba de Moça Só é um projeto de visibilização de mulheres LGBTQIAPN+, com trajetórias a partir do encontro entre musicistas da cidade de São Paulo. Bruna Piccazio convida outras integrantes e a intenção é mostrar para o mundo que o samba também é feito por muitas mulheres.

MÚSICA
Criolla – Viva La Música!
Sábado, 06/9, às 16h
Polo Cultural Chácara do Jockey (Centro)
O projeto Criolla tem a proposta de unificar culturalmente as nações representadas pela população criolla que hoje se encontram refugiadas aqui no Brasil, resgatando e mantendo viva uma cultura que foi desaparecendo desde as grandes diásporas. O projeto convida pessoas vindas de diversos países como Cuba, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Puerto Rico, entre outros.

MÚSICA
Bodega Multicultural
Sábado, 06/9, às 17h
Centro Cultural Itaim Paulista (Zona Leste)
Vivência artística do Sarau Bodega do Brasil, que há 15 anos promove encontros de múltiplas linguagens da cultura popular, com destaque para o Nordeste. Em formato de sarau-show, reúne cordel, repente, música, poesia, dança, humor e oralidade em diálogo com saberes periféricos e tradicionais, convidando o público a partilhar arte, memória e pertencimento.

DANÇA
ATO, com Cia Fragmento de Dança
Sábado, 06/9, às 19h
Centro Cultural do Butantã (Zona Oeste)

A companhia constrói uma estrutura coreográfica que convoca o movimento em uníssono para fortalecer a imagem do grupo. São muitas vozes juntas criando tensões polifônicas. A pesquisa surgiu inspirada na forma como as pessoas se organizam em atos e manifestações políticas. Os gestos são os disparadores de uma construção que se complexifica na insistência, na repetição, no ritmo e nos corpos que se organizam como se fossem um quadro vivo.

TEATRO
A Cabaça e o Canto Ancestral
Sábado, 06/9, às 19h
Centro Cultural Freguesia do Ó (Zona Norte)
A cabaça se torna meio de expressão e comunicação, através de uma arte narrativa e musical. A cabaça detém vínculo a um mundo mágico e imaginário, podendo servir como possibilidade de aproximação ao criar um elo entre a natureza e a cultura.

MÚSICA
Engrenagem Urbana
Sábado, 06/9, às 20h
Centro Cultural Hip Hop Leste (Zona Leste)
Com mais de uma década de história, a banda mistura rap e jazz. Fundada em Itaquera, a formação conta com o produtor musical e tecladista Kiko de Sousa, o baterista Wopper Black, o guitarrista/Baixista  Matheus MxM  e o vocalista e MC Samuel Porfírio.

MÚSICA
Música com Consciência, com Cantora Clara
Domingo, 07/9, às 16h
Centro Cultural Butantã (Zona Oeste)
Cantora Clara apresenta um show com sonoridade que une MPB, pop, trap e rock. Propõe uma experiência sensível e potente, com canções autorais que abordam temas como empatia, resiliência, afro estima e saúde mental.

Você está preparado ? Casa das Pimentinhas 10 já tem data de estreia

Você está preparado ? Casa das Pimentinhas 10 já tem data de estreia

Leia Mais
Mateus Dutra Apresenta o Atelier Dutré

Mateus Dutra Apresenta o Atelier Dutré

Leia Mais
Rocky Spirit retorna ao Rio de Janeiro em setembro com filmes inspiradores, música e atividades ao ar livre

Rocky Spirit retorna ao Rio de Janeiro em setembro com filmes inspiradores, música e atividades ao ar livre

Leia Mais
Joanna celebra 45 anos de carreira com show especial no Teatro RioMar Recife

Joanna celebra 45 anos de carreira com show especial no Teatro RioMar Recife

Leia Mais
Jon Vlogs invade a Festa do Peão de Barretos e movimenta o evento ao lado de Ana Castela, Rincon e  Virginia Fonseca

Jon Vlogs invade a Festa do Peão de Barretos e movimenta o evento ao lado de Ana Castela, Rincon e Virginia Fonseca

Leia Mais
Envie