Conecte-se conosco

Negócios

Cultura escalável e as mudanças no perfil de liderança a partir da pandemia

Publicado

em

Cultura escalável e as mudanças no perfil de liderança a partir da pandemia
(Crédito: iStock)

O impacto da crise do coronavírus nas empresas e a transformação por meio de novas estratégias

A pandemia afetou a economia de diversas formas e impactou as empresas, que tiveram de se reorganizar para continuar funcionando. Enquanto os desafios da crise pegaram a maioria desprevenida, também foi uma oportunidade de pensar fora da caixa e estabelecer novas maneiras de liderar. Os CEOs compreenderam que este momento é um dos mais desafiadores e que precisam se empenhar na recuperação das empresas.

Uma das mudanças que ocorreram durante a pandemia foi o estabelecimento do trabalho remoto, por conta do distanciamento social. Os funcionários acabaram ganhando mais autonomia. Os líderes precisaram lidar com o novo cenário e prover condições de trabalho para essa nova dinâmica, além de apresentar empatia para entender os cenários diversos de cada colaborador.

O trabalho remoto proveu mais liberdade e flexibilidade. Ao invés de cumprir horas de trabalho, a exigência passou a ser mais em termos de tarefas cumpridas. Foram estabelecidas novas formas de organizar o trabalho a ser feito. Os líderes precisaram pensar rápido para adaptar o fluxo de trabalho, bem como usar uma comunicação efetiva para passar os novos objetivos aos funcionários.

A cultura escalável refere-se ao processo de crescimento de forma exponencial da empresa, mas com impactos na geração de empregos e renda. No entanto, é importante que a ampliação do negócio respeite seus funcionários e não aposte no crescimento a qualquer custo. É essencial investir no bem-estar de todos que trabalham na empresa e valorizar seu material humano.

As organizações devem também instalar uma cultura de aprendizado, com foco no plano de carreira de cada um dos funcionários, dando oportunidade para seu crescimento profissional, através de treinamentos. Apostar na motivação dos funcionários se faz necessário. A pandemia trouxe novos desafios, e os líderes tiveram de criar novas estratégias para que isso acontecesse.

Para entender melhor os processos, é fundamental que os líderes criem formas de medir o desempenho das implementações feitas. Ao avaliar as metodologias de trabalho, pode-se observar melhor o que está acontecendo e traçar planos e métodos, bem como formas de trabalhar. Os líderes, com a pandemia, criaram novas estratégias, mas é importante determinar as melhores táticas.

Além da liderança, a empresa precisa estar em boas condições para oferecer um ambiente saudável de trabalho. Por isso, é importante realizar a consulta de CPF e CNPJ periodicamente, checando a saúde financeira da empresa. A transparência financeira ajuda a criar laços de confiança. A comunicação eficiente com os funcionários também auxilia a manter um ambiente de trabalho positivo.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *