Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Cuidar bem da saúde é lucro na pecuária e o controle de parasitas é chave para a produtividade

Publicado

em

A saúde do rebanho não é apenas questão de bem-estar animal: ela é fator decisivo para o lucro na pecuária de corte ou leiteira. Entre os mais importantes inimigos da sanidade animal estão os parasitas internos (como vermes gastrointestinais) e externos (como carrapatos, moscas e bernes). Quando negligenciados, eles agem rápido para reduzir o ganho de peso, derrubar a produção de leite, comprometer a fertilidade e afetar a qualidade do couro, com impacto direto no bolso do produtor.

A zootecnista Paula Kawakami, coordenadora de produtos para grandes animais da Syntec, empresa brasileira especializada em soluções veterinárias, destaca a importância de estratégias inteligentes e baseadas em dados para combater os parasitas. “A coleta periódica de fezes para a contagem de ovos do parasita permite identificar o momento ideal para o uso de vermífugos, evitando o desperdício de recursos e retardando o desenvolvimento da resistência parasitária”, explica a especialista.

Rotacionar princípios ativos e respeitar os períodos de carência são práticas indispensáveis. Isso mantém a eficácia dos tratamentos, assegura a qualidade dos alimentos e contribui para o bem-estar animal. “Outro ponto fundamental é a condição dos próprios bovinos. Animais bem nutridos e com genética de qualidade resistem melhor aos parasitas, o que reduz a frequência dos tratamentos e melhora os índices zootécnicos”.

O controle de parasitas é muito mais do que uma medida sanitária. Ele é pilar de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Estratégias integradas – como controle biológico, manejo eficiente das pastagens e uso de tecnologias de precisão, como sensores para monitoramento da saúde animal – mostram-se bastante eficazes no combate aos parasitas. “O produtor bem informado investe melhor, preserva a eficácia dos medicamentos e entrega um alimento de qualidade superior ao mercado”, assinala a coordenadora da Syntec.

Para apoiar o pecuarista no campo, a Syntec desenvolveu Taurus SR, endectocida à base de ivermectina 3,5%, de alta concentração e longa ação, especialmente eficaz contra os principais parasitas que ameaçam a bovinocultura. Sua ação abrange o carrapato Boophilus microplus (adultos), a berne (Dermatobia hominis) e os nematódeos gastrintestinais (vermes), oferecendo proteção prolongada e desempenho superior no controle parasitário.

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

#BrazilsBest Institute /divulgação Leia Mais

Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.