Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Cuidados essenciais com a saúde ocular dos pets

Publicado

em

Cuidados essenciais com a saúde ocular dos pets
Freepik

Diversas doenças podem afetar a saúde ocular dos pets. Por isso, é fundamental estar atento aos principais problemas e saber como preveni-los. “Manter a saúde ocular do pet é essencial para o seu bem-estar, especialmente se ele tem predisposição a outras enfermidades”, explica a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec.

Algumas raças são mais vulneráveis a problemas oculares devido aos olhos mais salientes, o que as torna mais suscetíveis a ressecamentos e traumas. Além disso, fatores como idade, porte e estilo de vida do animal também podem contribuir para o desenvolvimento desse tipo de doença. “Estejam atentos a sintomas como lacrimejamento, secreção ocular, coceira ao redor dos olhos, sensibilidade à luz, pupilas dilatadas e vermelhidão”, alerta a especialista da Syntec.

A conjuntivite é uma das condições oculares mais comuns e envolve inflamação da conjuntiva, a membrana que cobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. “Nos pets, a conjuntivite pode ser causada por infecções bacterianas, infecções virais (essas mais comuns nos gatos) e alergias. O tratamento inclui colírios antibióticos que podem ser associados também a anti-inflamatórios, dependendo da causa”, explica Marcella.

Outra condição é a ceratoconjuntivite seca, que ocorre quando há produção inadequada ou até mesmo a não produção de lágrimas, resultando em secura e inflamação da córnea e conjuntiva. “Cães e gatos com olhos secos podem apresentar secreção ocular mais espessa, olhos vermelhos e coceira ao redor dos olhos. O tratamento geralmente envolve o uso de lágrimas artificiais/colírios lubrificantes e medicamentos para estimular a produção de lágrimas e prevenir complicações”, ressalta a veterinária.

O tutor deve ficar atento aos sinais e, sempre que necessário, consultar um veterinário. O profissional realiza exames e indica o tratamento mais adequado. “Lembre-se de limpar diariamente ao redor dos olhos com solução fisiológica e gaze, manter os pelos ao redor dos olhos aparados e usar colírios apenas com a orientação do veterinário”, finaliza a médica-veterinária da Syntec.

Para auxiliar os tutores, a Syntec disponibiliza Tobrasyn, colírio veterinário à base de Sulfato de Tobramicina na concentração 0,3%. Ele é eficaz para o tratamento de infecções oculares de cães e gatos, causadas por microrganismos sensíveis à Tobramicina.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

divulgação Leia Mais

Beti Rozen será uma das representantes da literatura brasileira na 7ª edição do Focus Brasil

Frigelar Leia Mais

As cidades mais quentes do Brasil: calor impulsiona demanda por climatização

OBS - Crédito fotográfico Maya Boaretto Leia Mais

Teatro Fashion Mall recebe a Orquestra Brasileira de Sapateado com o espetáculo “Pés, Bolas, Sons e Algo Mais”

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween Leia Mais

São Paulo volta à Idade Média com o Medieval Experience – Edição Halloween

FertiSystem Leia Mais

Grupo com forte DNA no agro amplia protagonismo em gestão de pessoas com prêmios em 2025

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.