Mesmo com toda a tecnologia que já foi desenvolvida para a criação de novos aparelhos celulares, esses produtos não foram feitos para durar pra sempre. E ao longo do tempo que eles já não funcionam como antes, alguns sinais de atenção devem ser levados em consideração para evitar possíveis acidentes e também podem representar que está na hora de trocar o aparelho.
1- Bateria viciada
A bateria é um dos principais componentes do celular e com toda a sua importância para o funcionamento do mesmo, o primeiro sintoma de alerta pode vir justamente desse local. Caso a bateria não tenha mais o mesmo desempenho de antes, desconfie.
2- Falta de atualização
Mesmo os fabricantes oferecendo atualizações para a maior parte do portfólio de aparelhos, com o tempo alguns modelos deixam de recebê-las. De acordo com George Anute, diretor da Celularia, grupo especializado em vendas de celulares multimarcas e acessórios, isso acontece porque os aspectos técnicos já não são mais suficientes para rodar os novos softwares da forma apropriada, e isso mostra certa obsolescência.
3- Temperatura
É normal a elevação da temperatura do smartphone durante o uso com muita frequência e com várias atividades. No entanto, se o telefone estiver com este problema mesmo em momentos de baixo uso, isso pode ser um mau sinal. Além disso, a alta da temperatura pode acarretar acidentes, como o estufamento da bateria e possíveis explosões do aparelho. Caso note algo fora do normal, procure uma assistência técnica, ou troque de aparelho.
4 – Evite usar o celular ligado na tomada
Mesmo com o funcionamento interno do aparelho estando em ordem, o uso externo do celular necessita de atenção, principalmente com a utilização do mesmo ligado na tomada.
Para evitar os riscos de incêndios, explosões e choques, algumas dicas devem ser seguidas:
- Desligue o aparelho enquanto ele carrega. O uso enquanto ligado pode superaquecer o celular;
- Use apenas carregadores originais dos aparelhos. George explica que esses equipamentos originais são homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possuindo uma maior segurança no uso;
- Jamais deve-se usar fones de ouvido com o celular conectado à tomada;
- Nunca deixe o celular embaixo dos travesseiros enquanto carrega.