Missa marcou a data com fé, gratidão e homenagem à generosidade dos doadores
Em um gesto simbólico que uniu ciência, fé e solidariedade, o Santuário Cristo Redentor recebeu nesta sexta-feira (26) uma Celebração Eucarística em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A Missa, realizada aos pés de um dos maiores símbolos nacionais de esperança e compaixão, foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável.
Logo após a celebração, o monumento ao Cristo Redentor foi iluminado em verde e recebeu uma projeção especial em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos. O momento solene foi dedicado à reflexão, gratidão e reconhecimento à generosidade dos doadores e ao papel fundamental da ciência, da inovação e do Sistema Único de Saúde (SUS) no avanço dos transplantes no país.
Em 2024, o Brasil alcançou um recorde histórico de transplantes, com mais de 30 mil procedimentos, representando um crescimento de 18% em relação a 2022. Somente no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 1.900 doadores efetivos, o maior número da última década, possibilitando a realização de mais de 4.300 transplantes de órgãos sólidos. Houve crescimento expressivo em diversas modalidades: 30% em transplantes de pâncreas, 20% de rins, 16% de coração e 9% de fígado. Os transplantes de córnea também aumentaram em 15%, com 7.810 procedimentos, e os de medula óssea chegaram a 1.838, um crescimento de 6%.
— “A ciência tem sido essencial para o avanço dos transplantes no Brasil. A pesquisa e a inovação possibilitam salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esta celebração é um tributo à vida e ao poder transformador da generosidade humana”, destacou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o momento representou a união entre fé, solidariedade e ciência.
— “Reunir pessoas no Cristo Redentor para homenagear doadores e profissionais da saúde é uma forma simbólica e poderosa de mostrar que a ciência caminha junto com o amor ao próximo. Celebramos o que há de mais nobre: doar para salvar vidas.”
A celebração contou com a presença de profissionais da saúde, pesquisadores, representantes de associações de pacientes transplantados, familiares de doadores e beneficiários de transplantes. Em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável, a FAPERJ também apoiou o Centro de Acolhimento à Mulher Nossa Senhora do Parto, localizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A iniciativa acolhe e oferece suporte a mulheres, gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social, a partir dos 14 anos.
Sobre o Consórcio Cristo Sustentável
O Consórcio Cristo Sustentável é uma aliança estratégica entre três organizações que atuam de forma integrada com o objetivo de promover ações coordenadas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. A colaboração interinstitucional entre Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Obra Social Leste Um – O Sol e Instituto Redemptor viabiliza mudanças e transformações, acelerando a transição para um futuro mais sustentável, promovendo inovação, inclusão, conscientização e equilíbrio entre progresso econômico e preservação ambiental.