Home Estilo e Vida Saúde Covid-19: Fiocruz alerta sobre cuidados com nova onda na Europa
Saúde

Covid-19: Fiocruz alerta sobre cuidados com nova onda na Europa

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reafirmaram hoje (26) a importância dos cuidados com a nova onda de transmissão da covid-19 na Europa.

“O alerta é importante para a América do Sul, que vive um momento de baixa transmissão. O recomendado seria manter bom controle sanitário dos viajantes e prever a restrição de entradas, seja pela exigência de passaporte de vacinação, seja de testes negativos, conforme o que já vem sendo feito por vários outros países”, destaca a edição do Boletim do Observatório Covid-19, divulgado pela Fiocruz.

As últimas duas semanas epidemiológicas (SE) pesquisadas pelo boletim, no período de 7 a 20 deste mês, mostram que os indicadores de transmissão da covid-19 continuam em queda no país. A média diária notificada ao longo da SE 45 e da 46 ficou em 9,8 mil casos confirmados e 230 óbitos por covid-19. Os valores representam a redução do número de casos registrados (-1% ao dia) e do número de óbitos (-1,2% ao dia).

Apesar da queda, os pesquisadores alertam para a necessidade de cuidados nas festas de fim de ano. “É quando pode haver decisões relevantes quanto à flexibilização de algumas medidas que, equivocadamente, poderiam estar apoiadas em dados de notificação com atrasos ou sujeitos a represamento e/ou não disponibilizados de modo oportuno”, afirmam os pesquisadores no boletim.

No mesmo período pesquisado, o boletim registra “ligeiro aumento” no número dos casos de síndrome respiratórias aguda grave (SRAG), que subiu de 2,7 por 100 mil habitantes para 2,8 casos por 100 mil habitantes. As pesquisas nas últimas cinco semanas mostram oscilação entre 2 a 3 casos de SRAG para cada 100 mil habitantes.

As internações de adultos em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) por covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) estão em níveis baixos em quase todo o país. A exceção é o Pará, que se juntou a Rondônia e passou para a zona de alerta intermediário, em torno de 125 leitos.

Entre as capitais, destacam-se as elevadas taxas observadas em Porto Velho (87%), Fortaleza (94%) e Brasília (84%), com respectivamente 30, 18 e 37 leitos disponíveis no dia 22.

[ad_2]

Fonte

Dr. Madier Corrêa: Bem-Estar e Emagrecimento de Forma Sustentável

Dr. Madier Corrêa: Bem-Estar e Emagrecimento de Forma Sustentável

Leia Mais
Espírito Santo recebe encontro médico gratuito sobre novos tratamentos para Diabetes

Espírito Santo recebe encontro médico gratuito sobre novos tratamentos para Diabetes

Leia Mais
Mitos e verdades sobre os linfomas: o que você precisa saber

Mitos e verdades sobre os linfomas: o que você precisa saber

Leia Mais
Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Dra. Silvana Correia celebra o sucesso internacional da linha Beauty Concept by Sil

Leia Mais
Clínica Pro-Result: Apneia do Sono: sintomas, riscos, diagnóstico e tratamentos atuais

Clínica Pro-Result: Apneia do Sono: sintomas, riscos, diagnóstico e tratamentos atuais

Leia Mais
Envie