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Copywriting: como criar textos que convertem

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Certamente você já ouviu esse termo: Copywriting. Essa é uma das estratégias mais utilizadas nos dias atuais para ações de marketing e vendas de qualquer empresa, pois tem um excelente poder de persuasão e, consequentemente, atração de clientes.

 

Entretanto, por ser uma estratégia utilizada por todo o mercado, é fundamental saber utilizá-la da maneira adequada para que ela se torne um potenciador mercadológico do seu negócio. 

 

Se você vende um curso de gestão financeira ead, por exemplo, precisa fazer com que o seus clientes passem por um longo processo, de conhecimento de quem você é e do seu curso, do interesse pela solução oferecida até que ele compre o curso em definitivo.

 

Para isso, o copywriting precisa ser bem estruturado e utilizado de maneira estratégica.

Como criar textos que convertam?

Para criar textos de copywriting que convertem os leitores em compradores, por exemplo de um curso de gestão de recursos humanos, é necessário traçar uma série de estratégias e entender muito bem sobre como utilizar as ferramentas desse tipo de texto a seu favor.

 

Alguns passos para começar a criar textos que convertam, são:

 

  • Conhecer bem o seu público;
  • Oferecer algo em troca de informações;
  • Estabelecer uma ideia de urgência;
  • Contar uma história;
  • Convença o leitor a concordar com você.

 

Esses são alguns pontos que precisam ser atingidos com a produção de conteúdo de copywriting.

A ideia é fazer com que os leitores, ao lerem os conteúdos produzidos, sintam interesse e entendam que o produto oferecido, como uma instituição de faculdade de vendas online oferecendo cursos, seja uma solução necessária. 

Quais são os gatilhos mentais e como usar?

Uma das técnicas mais importantes para executar uma estratégia de copywriting de qualidade é através do uso de gatilhos mentais. Mas o que é isso? Quais são esses gatilhos?

 

Bom, de modo geral, gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisões.

 

Ou seja, através do entendimento e aplicação desses gatilhos, uma empresa faz com que as pessoas sejam indiretamente influenciadas a seguir um processo e finalizar uma compra, por exemplo.

 

Os gatilhos mentais podem ser utilizados de diferentes maneiras, dependendo da ideia de cada equipe de marketing e de como ela quer “atingir” seus clientes. Conheça alguns exemplos:

 

  • Gatilho mental de escassez;
  • Gatilho mental de urgência;
  • Gatilho mental de autoridade;
  • Gatilho mental de reciprocidade;
  • Gatilho mental da prova social;
  • Outros. 

 

Cada um desses gatilhos é utilizado de maneira específica nos conteúdos criados nas estratégias de copywriting. O de escassez, por exemplo, é um dos mais conhecidos e utilizados no mercado.

 

Termos são usados para passar a sensação de escassez de produtos, fazendo com que o cliente acredite que não conseguirá comprar o produto ou serviço se demorar muito tempo.

 

Ao procurar por um produto, ou até mesmo um curso, você pode fazer uma pesquisa online, por exemplo gestão financeira melhores faculdades. Ao encontrar o seu destino favorito, pode se deparar com a seguinte frase: “corra! últimas vagas para esse semestre”. 

 

Sendo assim, é justamente essa ideia de pressa que gera a necessidade de você acelerar o processo, temendo ficar sem a vaga. 

Como escrever textos focados em conversão?

A principal função de um copywriting é escrever textos e publicações que tenham como objetivo final a conversão de clientes. Mas como escrever textos que sejam focados exatamente nesse propósito?

 

Se um estudante estiver procurando, por exemplo, por gestão de pessoas faculdade, ele certamente encontrará uma série de instituições que oferecem esse tipo de curso, seja presencial ou remoto.

 

Para que o estudante escolha a universidade mais adequada, certamente ele irá pesquisar sobre ela, observando uma série de requisitos, como avaliações, reconhecimento, qualificação.

 

Além disso, ele poderá encontrar conteúdos textuais que tentarão mostrar para as pessoas o por que elas devem escolher essa instituição e não outras. 

 

Naturalmente esses textos possuem estratégias de copywriting, normalmente aplicadas seguindo alguns conceitos e passos, fazendo com que o interesse seja capturado, mostrando os benefícios, vantagens e provas de que o que está sendo oferecido realmente funciona, apresentar a transformação na vida das pessoas que adquirem o produto, etc. 

Como fazer um texto que vende?

Atualmente, o marketing digital está em alta, visto que, cada vez mais as vendas são realizadas nas plataformas digitais, seja de forma direta ou indireta.

 

Nesse sentido, o copywriting é uma estratégia que precisa ser explorada por qualquer empresa que queira crescer, atraindo cada vez mais clientes e os convertendo.

 

Para um texto ajudar a aprimorar as vendas de uma empresa, é necessário que ele tenha um objetivo final, com uma estratégia definida, fazendo com que o cliente passe pela jornada de compra.

 

Com isso, atrair os clientes para o seu texto usando gatilhos de vendas, por exemplo, é uma solução interessante. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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