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Copa Mitsubishi bate recorde de inscritos na primeira etapa

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Evento no Yacht Club de Ilhabela (YCI) foi prévia do Brasileiro de Oceano em Búzios (RJ), em abril

 

A primeira etapa da 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica foi concluída neste domingo (23), no Yacht Club de Ilhabela, com número recorde de participantes para o evento. A competição reuniu 44 barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS Cruiser, HPE25 e C-30.

O campeonato foi uma das prévias da Búzios Sailing Week & Campeonato Brasileiro de Oceano 2025, que reunirá as classes ORC e BRA-RGS entre os dias 17 e 20 de abril, no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB). O evento é chancelado pela ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e pela CBVela (Confederação Brasileira de Vela).

A tradicional Copa Mitsubishi, disputada em dois fins de semana, teve regatas acirradas e resultados surpreendentes, como a vitória da equipe Rudá, de Mario Martinez, na ORC Cruiser e Geral.

O time não levou à Ilhabela (SP) seu veleiro de performance, que está no estaleiro, mas sim seu antigo Beneteau First 40, que se mostrou eficiente. “Para nós, a primeira etapa da Mitsubishi foi uma surpresa. O barco de 40 pés não era usado há sete anos e, devido ao nosso barco estar em reforma na Argentina, decidimos usá-lo para não ficar sem velejar. Para nossa surpresa, tivemos a vitória na etapa”, explicou Mário Martinez, comandante do Rudá.

“Nosso time está se mantendo unido até com outro barco, mas esse barco surpreendeu e nós vamos com ele para o Campeonato Brasileiro. Para nós, teve um gosto especial esse retorno do 40 pés às regatas.”

O Xamã/Andbank, de Sergio Klepacz, ficou em segundo lugar com 6,5 pontos, enquanto o Lucky V, de Luiz Villares, obteve 15 pontos, a mesma pontuação do Orson, de Kalu Silva. Pelo critério de desempate, o Orson terminou em quarto, seguido pelo Jazz, de John Julio Jansen.

Na classe ORC Performance, a equipe Argos, comandada por Mauro Dottori, venceu a regata final e somou 4 pontos acumulados, garantindo a vitória na classe. Em segundo lugar, com 8 pontos acumulados, ficou a equipe Phytoervas, de Marcelo Bellotti.

Na BRA-RGS A, o Sossegado, de Marco Hidalgo, conquistou a vitória com 6 pontos após vencer a regata de hoje. O BL3 Urca, de Clauberto Andrade, ficou em segundo, com 8 pontos, e o Bijupirá, de Christian Guedes, terminou a etapa em terceiro com 11 pontos. O Villegagnon ficou em quarto.

Na RGS B, o My Boy, de Lars Muller, venceu a etapa com 4 pontos ao conquistar a primeira colocação na regata de hoje. Em segundo lugar ficou o Kaluanã, de Leonardo Soldon, com 8 pontos, seguido pelo Blu1, de Marcelo Ragazzo, com 13 pontos.

Na RGS C, a vitória foi do Sextante, de Thomas Shaw, com 9 pontos acumulados. O Comanda, de Sebastian Menendez, ficou em segundo com 10 pontos, enquanto o Táquion, de Humberto Diniz, foi o terceiro colocado com 12 pontos.

Nos Clássicos, o Morgazek, de Michele D’Ippolito, venceu a etapa com 3 pontos ao vencer todas as regatas. O Tango, de Átila Bohm, ficou em segundo com 6 pontos, e o Fuga III, de Robinson Leite, terminou em terceiro com 10 pontos. A Valente, de Adriana Merino, foi a quarta colocada.

Após seis regatas disputadas, o Relaxa/Building, de Tomas Mangabeira, venceu a Classe C30 com 7 pontos, considerando o descarte. O Kaikias, de Daniel Hilsdorf e Fabio Aurichio, ficou em segundo com 11 pontos, e o Tonka, de Demian Pons, em terceiro com 13 pontos. Bravo, de Jorge Berdasco, e Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar, terminaram em quarto e quinto, respectivamente.

Na classe HPE25, o Ginga, de Breno Chvaicer, foi o vencedor da etapa com 6 pontos, considerando o descarte. O Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn, terminou em segundo com 9 pontos, enquanto o Zoom, de Juan de La Fuente, ficou em terceiro com 15 pontos.

“Foi um campeonato muito interessante, e um número a destacar. Mais de 40 veleiros de oceano na abertura da Copa Mitsubishi mostram que o ano de 2025 promete”, afirmou Bayard Neto, comodoro

Orc Performance
1º – ARGOS (BRA 2432) – 4,00
2º – 4Z PHYTOERVAS (BRA 2567) – 8,00

Orc Cruiser
1º – RUDÁ (BRA 2490) – 5,50
2º – XAMA-Andbank (BRA 2430) – 6,50
3º – LUCKY V (BRA 2350) – 15,00
4º – ORSON (BRA 2341) – 15,00
5º – JAZZ (BRA 2344) – 18,00

Clássicos
1º – MORGAZEK (528) – 3
2º – TANGO (128) – 6
3º – FUGA III (414) – 10
4º – A VALENTE – 12

Classe C30
1º – RELAXA/Building (05) – 7
2º – KAIKIAS (03) – 11
3º – TONKA (01) – 13
4º – BRAVO (04) – 18
5º – CAIÇARA – CAT Tech (09) – 20

HPE 25 Classe
1º – GINGA (068) – 6
2º – CRAZY PHOENIX (057) – 9
3º – ZOOM (022) – 15
4º – INAÊ JR (067) – 16
5º – SIBARITA (061) – 25

RGS A
1º – SOSSEGADO (2733) – 6
2º – BL3 URCA (2482) – 9
3º – BIJUPIRÁ (2306) – 11
4º – VILLEGAGNON (2308) – 14
5º – MARLIM (2146) – 24

RGS B
1º – MY BOY (1995) – 4
2º – KALUANÃ (2394) – 8
3º – BLU 1 (RGS B) – 13
4º – MALAGUETA (2626) – 17
5º – AVENTADOR (2672) – 18
6º – SPLIT 1 (2405) – 28
7º – KAMUA – 31

RGS C
1º – SEXTANTE (2373) – 9
2º – COMANDA – 10
3º – TAQUION (2532) – 12
4º – BORA BORA (0053) – 16
5º – TRITON (2250) – 18
6º – BRAZUCA (2641) – 19
7º – KAIRÓS – 32

RGS Cruiser
1º – HELIOS – 5
2º – JOÃO DAS BOTAS – 9
3º – CAMBADA – 9
4º – BOSSA NOVA – 10
5º – SANTOCHA – 14
6º – MAMANGUA – 21

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Aline Bassi | Balaio

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