Home Estados Bahia Cooperativa de produtos derivados de licuri garante sucesso com confecção de novas embalagens
Bahia

Cooperativa de produtos derivados de licuri garante sucesso com confecção de novas embalagens

Envie
Cooperativa de produtos derivados de licuri garante sucesso com confecção de novas embalagens
Envie

A agricultura familiar da Bahia aprimora os seus processos de acesso a mercados a cada dia. Por meio do incentivo do Governo do Estado, a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) realizou mudanças em diversos âmbitos da cooperativa, inclusive na embalagem de seus produtos. 

As novas embalagens de produtos como a Amêndoa de Licuri torrada sem sal, com sal e com rapadura estão tendo boa repercussão nos mercados, triplicando as vendas dos produtos, que agora contam com um material mais atraente e com o Selo da Agricultura Familiar, além de informações importantes e mais legíveis para o consumidor, especialmente pelo fato de ser um produto de origem do bioma da Caatinga. 

As novidades animam agricultores e agricultoras da região. “Nossos clientes estão gostando muito, pois os produtos venciam mais rápido e agora as novas embalagens conservam mais o licuri. O impacto está sendo bem positivo porque estão triplicando as vendas”, comentou o presidente da Coopes, Davi Santos.  

Por meio do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, foram investidos mais de R$ 2,3 milhões na cooperativa formada por 230 famílias de agricultores que atuam no sistema do licuri, em Capim Grosso e região. Foram destinados recursos para o serviço qualificado de assistência técnica e extensão rural (ATER) e para a instalação de equipamentos e máquinas, entre outras ações para avançar no beneficiamento dos produtos derivados do licuri, como doces, óleos, biscoitos e artesanatos.  

“O apoio do Bahia Produtiva foi a chave para nós termos um produto de qualidade e agregar um valor nele para dar renda aos nossos produtores, tanto na parte de investimento, quando veio os materiais e os kits produtivos, para o pessoal desenvolver a atividade com mais segurança e eficiência, quanto na agroindústria, com a compra de equipamentos para ter um melhor processamento”, finalizou Davi.  

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Pelo projeto, foram aplicados um total de US$ 260 milhões em oito anos na agricultura familiar baiana.  

Envie

RBN Stories