Siga-nos nas Redes Sociais

Agenda Músical

Construção civil lidera consumo de alumínio no Brasil em 2024, com alta de quase 22%

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Demanda por soluções mais sustentáveis em projetos alavancou busca pelo metal em fachadas, esquadrias e sistemas de ventilação.

 A construção civil foi o setor que mais consumiu alumínio no Brasil em 2024, respondendo por 21,9% da demanda nacional – o equivalente a 332 mil toneladas –, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). O avanço reflete o aquecimento contínuo do setor nos últimos três anos e o crescimento da exigência por critérios de sustentabilidade nos projetos. Em 2023, o segmento representava 9,8% do consumo, com 273 mil toneladas.

De acordo com a ABAL, a crescente atenção às questões ambientais tem impulsionado o uso do alumínio em edificações mais sustentáveis e energeticamente eficientes. Sua aplicação em fachadas, esquadrias e sistemas de ventilação ganha força devido à combinação de leveza, durabilidade e alta resistência à corrosão – características que tornam o metal ideal para construções modernas e alinhadas às exigências de eficiência energética.

Além disso, o aumento na concessão de crédito imobiliário e a retomada de projetos financiados pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) contribuíram para impulsionar a construção civil.

Em 2024, o consumo de produtos de alumínio no Brasil alcançou um patamar inédito, impulsionado pela forte demanda da construção civil e de setores estratégicos como eletricidade e transportes. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), foram consumidas 1,8 milhão de toneladas no país — um avanço expressivo de 13,5% em relação a 2023, quando o volume foi de 1,6 milhão de toneladas. Para 2025, a projeção é de um crescimento adicional de 4,1% no consumo doméstico.

“O crescimento do consumo de alumínio em setores estratégicos reforça o papel do metal como alicerce de uma economia mais sustentável, inovadora e eficiente. A indústria brasileira está preparada para atender a essa demanda com alto desempenho e responsabilidade ambiental”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

(Foto: Divulgação) Leia Mais

Com DJ Marky, projeto Sounds in da City realiza festival gratuito em Florianópolis

Arquivo pessoal Leia Mais

Ceará Fashion Week 2025 transforma Fortaleza em polo de moda com mais de mil espectadores e R$ 300 mil em vendas

Reprodução Leia Mais

Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais

Divulgação Leia Mais

Com ingressos esgotados, a Falamansa se apresentou no Canto da Ema, em SP, com cachê revertido ao Instituto Sonhe

Divulgação Leia Mais

Termomecanica é reconhecida pelo Manifesto Brasil Digital por solução de Segurança do Trabalho integrada ao software de gestão

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.