Home Estilo e Vida Saúde Conitec abre consultas públicas para avaliar tratamentos para infecção por citomegalovírus no pós-transplantes
Saúde

Conitec abre consultas públicas para avaliar tratamentos para infecção por citomegalovírus no pós-transplantes

Envie
Conitec abre consultas públicas para avaliar tratamentos para infecção por citomegalovírus no pós-transplantes
Divulgação
Envie

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec/SUS) abre as Consultas Públicas nº 59 e nº 61 para a análise de incorporação de tecnologias de tratamento para primeira e segunda linhas em pacientes com citomegalovírus no pós-transplantes.

Os interessados poderão se manifestar pelo site da Conitec1 até o dia 07/10/2024 e, ao localizar a CP nº 59 e nº 61, selecionar “Formulário de contribuição”.

Estima-se que dos 200 mil adultos que realizam transplantes por ano, no mundo, o CMV é uma das infecções virais mais comuns com uma taxa de incidência entre 16% a 56% em receptores de TOS e, de 30% a 70% em receptores de TCTH3-8.

Sobre o citomegalovírus (CMV)

O citomegalovírus (CMV) é um herpesvírus beta que comumente infecta humanos. Evidências sorológicas de infecção prévia podem ser encontradas em 40% a 100% de várias populações adultas9,10.

Em indivíduos com sistema imunológico comprometido, doenças graves podem se desenvolver, incluindo pacientes que recebem imunossupressores associados a vários tipos de transplantes, como o de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) ou de órgãos sólidos (TOS)3,9,10, e levar a graves consequências, incluindo a perda do órgão transplantado e, em casos extremos, pode ser fatal11-12.

Sobre as Consultas Públicas

A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, em cumprimento aos Princípios da Legalidade, Moralidade, Eficiência, Publicidade, Transparência e Motivação. É um mecanismo de participação social, de caráter consultivo, realizado com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto. Incentiva a participação da sociedade na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas.13

Sobre a Takeda

A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite www.takeda.com.

Informações para a imprensa

Kubix: selma.hirai@kubix.com.br

Referências 

  1. Participa+Brasil. Consultas Públicas. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consultas-publicas. Acessado em 31/07/2024.
  2. Takeda. Bula Livtencity. Disponível em: https://assets-dam.takeda.com/image/upload/v1702567016/legacy-dotcom/siteassets/pt-br/home/what-we-do/produtos/Livtencity_Bula_Paciente.pdf. Acesso em 31/07/2024.
  3. Azevedo LS, et al. Cytomegalovirus infection in transplant recipients. Clinics. 2015;70(7):515-523.
  4. World Health Organization. International Report on Organ Donation and Transplantation Activities- Executive Summary 2018.; 2020. Accessed April 21, 2022. http://www.transplant-observatory.org/wp-content/uploads/2020/10/glorep2018-2.pdf
  5. Niederwieser D, et al. One and Half Million Hematopoietic Stem Cell Transplants (HSCT). Dissemination, Trends and Potential to Improve Activity By Telemedicine from the Worldwide Network for Blood and Marrow Transplantation (WBMT). Blood. 2019;134(Supplement_1):2035.
  6. Razonable RR, Eid AJ. Viral infections in transplant recipients. Minerva Med. 2009;100(6):479-501.
  7. Styczynski J. Who Is the Patient at Risk of CMV Recurrence: A Review of the Current Scientific Evidence with a Focus on Hematopoietic Cell Transplantation. Infect Dis Ther. 2018;7(1):1-16.
  8. Cho SY, Lee DG, Kim HJ. Cytomegalovirus Infections after Hematopoietic Stem Cell Transplantation: Current Status and Future Immunotherapy. Int J Mol Sci. 2019;20(11):2666.
  9. de la Hoz R. Diagnosis and treatment approaches to CMV infections in adult patients. J Clin Virol. 2002;25:S1-S12.
  10. Stern L, et al. Human Cytomegalovirus Latency and Reactivation in Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplant Recipients. Front Microbiol. 2019;10:1186.
  11. Fishman JA. Infection in Organ Transplantation. Am J Transplant. 2017;17(4):856-879.
  12. Kenyon M, Babic A, eds. The European Blood and Marrow Transplantation Textbook for Nurses. Springer International Publishing; 2018.
  13. Ministério da Saúde. Consultas Públicas. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas#>. Acessado em 31/07/2024.

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul
Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul
O dermatologista Cristiano Kakihara fala sobre a aplicação estética do gel de ácido hialurônico nas partes íntimas masculinas
O dermatologista Cristiano Kakihara fala sobre a aplicação estética do gel de ácido hialurônico nas partes íntimas masculinas
Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite
Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite
Envie

RBN Stories