A cerveja é a bebida preferida do brasileiro. Não importa o clima, uma cervejinha sempre cai bem. A versão mais conhecida é o pilsen, facilmente encontrado nos mercados. Porém, existem muitos tipos de cerveja, igualmente (ou mais) saborosos, que merecem um minuto de atenção.
Você é um apreciador de boas bebidas e quer experimentar essas variedades? Saiba mais sobre cada tipo de cerveja e escolha a sua preferida!
Pilsen
A mais conhecida e também a mais leve. Seu sabor é mais sutil e o aroma é bastante marcante para o malte e o lúpulo. O amargor costuma ser de médio a alto, e ela é uma ótima opção para acompanhar comidas de boteco. Em outros pratos, não é muito recomendada, principalmente por causa do sabor.
Ale
Essas cervejas passam por um alto processo de fermentação. As leveduras permanecem sobre o mosto durante e após a fermentação. Seu sabor pode ser doce, frutado ou amargo. Em sua família estão também outras cervejas, como: weiss, ipa, stout, witbier e bitter.
Lager
Fermentadas com um tipo de levedura que se desenvolve melhor em temperaturas mais baixas, essas cervejas estão entre as mais consumidas por serem fáceis de harmonizar e terem um sabor mais leve. São bastante douradas, mas podem ter versões mais escuras. Podem ser mais refrescantes e terem notas de caramelo.
Stout
Cerveja de coloração escura, com torra de grãos que confere sabor intenso e aroma de malte tostado. Não é tão popular no Brasil, pois seu sabor é mais amargo e forte, e o teor alcoólico é elevado em comparação a outros tipos mais conhecidos. Ideal para quem gosta de cervejas encorpadas com um leve toque de cacau ou café.
Weiss
Também conhecida como cerveja alemã, é feita com grãos de trigo e tem perfil aromático frutado com especiarias. O mais comum é lembrar o cheiro de frutas como a maçã e a banana. Tem bastante espuma e seu teor alcoólico é mais baixo. Faz parte da família Ale e é tida como muito refrescante.
Lambic
É fabricada por meio da fermentação espontânea, usando as leveduras nativas do mosto, sem que sejam adicionados outros fermentos. Os tanques de produção permanecem abertos durante todo o processo e as cervejas lambic costumam ser leves, adocicadas e saborosas. As Straight Lambics podem ser mais ácidas e secas.
Bock
Também de origem alemã, tem cor marrom e notas tostadas que lembram um pouco nozes, frutas secas e castanhas. É levemente adocicada e a concentração mais alta de malte é a principal característica. Algumas versões são um pouco mais claras e com teor alcoólico mais elevado, geralmente quando possuem trigo na composição.
IPA
É uma variedade da cerveja Ale com teor alcoólico mais alto. Seu nome é uma abreviação de Indian Pale Ale. Originalmente era uma bebida exportada para as Índias, por serem mais concentradas e alcoólicas, resistiam bem às longas viagens. Como têm alta concentração de lúpulo, são mais amargas, de coloração dourada e aromas frutados, herbais ou florais.
Witbier
De origem belga, sua principal característica envolve a adição de casca de laranja e sementes de coentro durante o seu preparo. Sua tonalidade é amarelo-claro e levemente turva. Um dos segredos desse tipo é não passar pela etapa de filtragem, o que garante o sabor e aroma mais frutado, resultado das frutas e especiarias adicionadas no processo.
Red Ale
O tipo ideal para quem deseja fugir das cervejas mais amargas, afinal, seu amargor é mais baixo. No entanto, o contraste está no teor alcoólico, mais alto em comparação a uma cerveja Ale clássica. Seus aromas remetem a frutas secas, com notas florais e até de cacau ou caramelo. Quanto à coloração, varia do marrom ao âmbar.