Home Estilo e Vida Saúde Conheça os teus hormônios e mude a sua vida
Saúde

Conheça os teus hormônios e mude a sua vida

Envie
Default Featured Image
Envie

*Renato Lisboa

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o Universo. Este aforismo grego nunca foi tão atual. Destaca a importância da busca pelo autoconhecimento.

Estar com o seu autoconhecimento em dia te dá condições de fazer escolhas mais assertivas e aumenta a probabilidade de desfrutar melhor a vida.

Ressonância magnética divulgada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos EUA, comprovou que por meio do simples gesto de uma mãe, ao abraçar e beijar o filho, houve a liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, no cérebro da criança, substância esta geradora de sensações como pertencimento, apego e carinho. Também foi identificada a liberação de dopamina, trazendo a sensação de bem-estar, e de serotonina, o hormônio do prazer que ajuda a regular o humor no cérebro da criança e da mãe.

Esse estudo prova como o cérebro humano muda em reação ao ambiente. Revela que somos suscetíveis a tudo o que vemos, ouvimos e sentimos, e em instantes podemos mudar o nosso humor e o nosso estado de espírito.

Gestos simples como um beijo ou um abraço podem gerar estímulos impulsionados pela liberação hormonal. Dessa forma podemos mudar o momento em que, ao contrário, buscamos o isolamento como refúgio.

Os hormônios têm a função de enviar mensagens para vários lugares do corpo humano e são conhecidos por poder controlar a fome, a sede, o sono, a pressão arterial, o desejo por sexo, a respiração e o metabolismo.

Um dos hormônios ‘mocinhos’ é a serotonina, que está ligada ao estado de bem-estar. Pode ter auxiliada a sua produção com o consumo de leite, cereais, ovos, chocolate, atum, cogumelos e verduras de folhas escuras. A endorfina é o hormônio responsável pela sensação de euforia, sendo a sua produção auxiliada com a prática esportiva de alta intensidade e o consumo de pimentas malagueta e dedo-de-moça, chili e jalapeño. A dopamina é o hormônio responsável pela sensação de recompensa, e geralmente está associada a motivação, produtividade, alcance de metas e cumprimento de metas.

Conheça os teus hormônios e mude a sua vidaEntre os hormônios ‘bandidos’, a insulina é responsável por pegar as moléculas de glicose e transportá-las para a célula com o objetivo de gerar energia para o corpo. O problema é que, em função do acúmulo dessa energia, quando não é totalmente gasta, acumula-se como gordura e pode levar a pessoa a sofrer com hipertensão. A adrenalina tem a função de regular o sistema cardiovascular e acelera os batimentos cardíacos em caso de estresse. Com o estresse contínuo, a pessoa pode desenvolver a hipertensão. E, por fim, o cortisol, que age conjuntamente com a adrenalina nos momentos de estresse e pode aumentar o nível de glicose no sangue e derrubar a imunidade.

Diante do exposto, existem algumas atitudes que trarão resultados satisfatórios para a sua jornada nesta vida como a prática regular de atividade física; a adoção de hábitos alimentares saudáveis; a interação social, que promoverá a produção de serotonina e oxitocina; traçar metas de curto e longo prazos, pois a dopamina é liberada com a percepção de missão cumprida e promove a sensação de sucesso; e por fim, o cultivo de bons sentimentos, entendendo que a vida é probabilística e com isso cabe a nós lidar com as circunstâncias assim como elas se apresentam.

Afinal, não estamos no controle de tudo, e por isso nem sempre os nossos planos prevalecerão.

 

Renato Lisboa é neuropsicanalista, autor do best-seller 3 Segundos: Escolhas que transformam a vida, vice-presidente da Abrapcoaching

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

Vai viajar no feriadão? Conheça os aeroportos que contam com salas multissensoriais para crianças com TEA

Vai viajar no feriadão? Conheça os aeroportos que contam com salas multissensoriais para crianças com TEA

Leia Mais
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Leia Mais
CFM veta terapia hormonal para menor de 18 anos e restringe cirurgias

CFM veta terapia hormonal para menor de 18 anos e restringe cirurgias

Leia Mais
Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

Leia Mais
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Leia Mais
Envie