Conheça os programas para reabilitação física pós covid
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O retorno às atividades diárias tem sido um desafio para quem contraiu coronavírus. Em casos mais graves, a doença pode deixar sequelas e exige semanas de internação e repouso absoluto, fatores que prejudicam o condicionamento físico e a saúde mental do indivíduo. Segundo especialistas, os exercícios físicos podem ser aliados para a mente e o corpo durante a retomada da rotina de tarefas diárias de recuperados.

Praticar atividade física é uma maneira de fortalecer o sistema imunológico e minimizar os riscos de contrair o vírus novamente. Entretanto, é necessário cautela de acordo com o histórico do paciente: “lembre-se repouso absoluto até que o médico libere a volta. Antes de voltar a treinar, realize um check up com o seu médico e busque um personal trainer para lhe orientar da melhor forma, mesmo que tenha apresentado sintomas leves ou não tenha sequelas”, orienta o educador físico e personal trainer Tauan Gomes.

No período de repouso, não é recomendado realizar atividades físicas porque o corpo precisa de descansar e usar sua energia para combater o vírus. Nesta fase, adote uma alimentação saudável e siga a orientação do seu médico.


Exercícios pós covid

O educador físico e personal trainer Tauan Gomes indica exercícios de alongamentos, que buscam melhorar a estabilidade, a mobilidade articular e a flexibilidade dos músculos. O tempo indicado de prática é de 10-30 minutos diários.

“Esses exercícios são extremamente bem-vindos, já que uma das maiores queixas pós covid são dores na articulação e fraqueza muscular. Em muitos casos, esses sintomas podem resultar em dificuldade para atividades como ficar em pé, subir escadas, agarrar objetos com as mãos ou levantar os braços acima da cabeça”, explica Tauan Gomes.

O personal trainer destaca que o yoga pode ser uma ótima opção para a recuperação dos danos físicos e mentais ocasionados pelo vírus: “exercícios de equilíbrio e concentração mental como o yoga irão ajudar na ansiedade e estresse provocados pela doença. Um dos benefícios dessa prática é que pode ser feita dentro de casa”, orienta Tauan Gomes.

Outras opções são os exercícios com peso do corpo com sobrecarga baixa (que podem ser feitos em casa) e também atividade de musculação moderada: essas práticas irão beneficiar a massa muscular e devem ser feitas em treinos de duração baixa, entre 20-30 minutos. Esses exercícios irão melhorar seu condicionamento físico progressivamente, reduzindo sintomas como fraqueza, dormência, tonturas ou formigamentos.

“É essencial incluir atividades aeróbicas como pedalar e caminhar para melhorar sua capacidade respiratória, podendo ser em dias alternados a sessão de treino na fase inicial e aumentando o volume conforme sua melhora”, afirma o educador físico Tauan Gomes.


Cuidado

Tauan Gomes adverte que nem todo tipo de exercício é indicado: evite treinos de alta intensidade, como Crossfit, spinning e hiit nessa fase. Respeite o processo de recondicionamento do seu corpo.

Condicionamento físico: após os dias de baixa médica a fadiga muscular e respiratória será notória na volta aos treinos. Não busque compensar no primeiro dia o tempo parado.


Sequelas da COVID-19

Insónia

Alteração no sono após infecção por coronavírus é uma queixa comum. Para ajudar a regular o seu sono, é aconselhado que pratique atividade física nas primeiras horas do dia, pois o treino noturno pode acelerar o seu corpo todo seu metabolismo, dificultando ainda mais sua noite de descanso. Tauan explica a razão: “em uma sessão de treino os níveis de adrenalina e noradrenalina são aumentados significativamente e seu corpo precisará de mais algumas horas para sair do estado de alerta”, declara o personal trainer.


Arritmia cardíaca

Tauan Gomes adverte: “pessoas que tiveram arritmia cardíaca como sequela devem obter liberação médica para praticar exercícios. Esses indivíduos devem fazer treinos mais curtos e leves ainda, não ultrapassando 50% da intensidade de esforço físico dentro de 30 minutos.

Em todos os casos, mesmo os que não sofreram sequelas, a recomendação é usar um monitor cardíaco durante o treino e interromper o exercício ao notar qualquer alteração incomum nos batimentos cardíacos.

Conheça os programas para reabilitação física pós covid

Tauan Gomes

Sobre Tauan Gomes
Tauan Gomes é personal trainer, educador físico, coach e especialista em treino online. Iniciou sua carreira como treinador em 2011 e continua se especializando desde então. Possui formação internacional pela International Coaching and Leaders Association.
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